
O garoto da bicicleta (Le gamin au vélo) não é mais uma produção que chega aleatoriamente aos cinemas. É exclusividade do circuito de arte. Em Belo Horizonte, só vai passar no Belas Artes e corre o risco, frente à concorrência dos blockbusters, de não emplacar mais de uma semana em cartaz.
Lançado este ano, venceu o grande prêmio do júri do Festival de Cannes (França) e chegou ao Brasil em grande estilo, abrindo a Mostra de Cinema Internacional de São Paulo. Por último e não menos importante, a informação que falta é a de que O garoto da bicicleta é o novo filme dos irmãos belgas Jean-Pierre e Luc Dardenne.
Quem nunca assistiu a um filme deles pode ir feliz. Aos que já conhecem o trabalho dos cineastas, o recado é o mesmo em todas as notícias sobre a produção: Jean-Pierre e Luc Dardenne descobriram que pode haver cor e um pouco de alegria no mundo.
De qualquer forma, é quase unânime que, apesar de não ser a obra-prima dos Dardenne, o filme é lindo. Do tipo que dá tristeza quando termina, porque merecia mais história. Um pouco também graças à excelente escolha dos protagonistas. A experiente Cécile de France, estrela do cinema francês, que também fez Além da vida, de Clint Eastwood, e o ator mirim e estreante Thomas Doret.
Thomas interpreta Cyril, que, prestes a completar 12 anos, é abandonado em um orfanato. Frente à rejeição, torna-se violento, rebelde e inconformado como qualquer criança que precisa de um pouco de amor e atenção. É aí que Samantha (Cécile de France) entra na história.
Começa recuperando a bicicleta do menino, que sumiu junto com o pai, e termina tentando fazer a vida dele melhor, mesmo com todas as intempéries que cruzam o caminho do garoto, o grande alimento da trama.
Trata-se sim de uma história de amor entre um adulto e uma criança. E, já que não se trata de um conto de fadas e sim de um filme dirigido por diretores que prezam a realidade das relações humanas, estão presentes a tristeza, a dura realidade e a dificuldade das relações.
Mas é incrível como tudo isso pode ser abafado pela delicadeza quando os irmãos Dardenne querem. E parece que o quiseram, pela primeira vez.
Ao contrário de outras produções da dupla, em O garoto da bicicleta a música entra em momentos pontuais, costurando outra novidade na parceria de 16 filmes dirigidos pela dupla.
O resultado é sublime.
Assista ao trailer!
0 Response to "O garoto da bicicleta conta bela história de amor entre um adulto e uma criança"
Postar um comentário