O Ciclismo de estrada é uma modalidade esportiva de bastante popularidade no mundo inteiro. Seu objetivo é alcançar a linha de chegada em primeiro lugar. Para isto deve-se adotar táticas para se diferenciar dos demais corredores. Geralmente, um grupo de corredores parte em alta velocidade a fim de se distanciar o máximo possível para reduzir o número de esportidas aptos à vitória. Os sprinters – competidores com capacidade de adquirir velocidade em um curto período de tempo – tentam evitar este distanciamento para conseguir a vitória ao final da partida. Até o ano de 1990 esta modalidade era tratada com descaso pela mídia brasileira, mas nos últimos anos vêm ganhando prestígio e respeito.
O ciclismo de estrada é regulado pela União Ciclística Internacional (UCI) e possui diferentes modalidades, sendo as principais listadas abaixo:
1) Corrida de Estrada
Os pilotos começam juntos em um grupo. Os percursos são de diferentes distâncias (cerca de 260 km para a Elite Masculina no Campeonato Mundial da UCI ). Provas de estrada tem vários formatos diferentes :
- Provas de um dia
São provas que acontecem em um único dia, possuindo apenas uma largada e uma chegada. Estas provas são disputadas apenas por equipes que percorrem distâncias que podem variar de 60km a 280km, dependendo da categoria. É declarado vencedor o competidor que primeiro cruzar a linha de chegada. Alguns exemplos de provas deste tipo são a Paris-Roubaix, Milão-Sanremo e Liège-Bastogne-Liège.
Critérios:
São disputadas em circuito fechado à circulação e que seguem uma das seguintes fórmulas:
- Classificação na chegada da última volta.
- Classificação sobre a base do número de voltas completas e do número de pontos obtidos nos sprints intermediários.
- O circuito deve ter entre 800m e 10.000m e a distância total da prova pode variar entre 80km e 150km. Um exemplo de prova deste tipo é a Critérium du Dauphiné Libéré.
- Provas por etapas
Consiste em diversas 'provas' disputadas consecutivamente, devendo acontecer em, no mínimo, dois dias. O competidor que acumular o menor tempo para completar todas as etapas é considerado o vencedor geral. Provas por etapas normalmente possuem outras classsificações e premiações como a classificação geral por pontos, geralmente atribuida aos velocistas e classificação geral de montanha. Também é comum que uma ou mais etapas seja do tipo contra o relógio individual. As mais famosas competições deste tipo são o Tour de France, Giro d'Italia e a Vuelta a España.
- Ultra maratona
São provas que possuem uma única etapa que cobre distâncias muito longas e duram normalmente vários dias. A mais conhecida prova desta modalidade é o Race Across America (RAAM). RAAM é uma corrida que percorre os Estados Unidos da América de costa a costa em uma única etapa e que cobre aproximadamente 3000 milhas em cerca de uma semana.
2) Provas individuais contra o relógio (CRI)
Trata-se de uma modalidade olímpica onde os competidores percorrem entre 15km e 80km distância, sendo declarado vencedor aquele que completá-la no menor tempo. Nesta prova os ciclistas largam um de cada vez em intervalos pré-determinados, não é autorizada a formação de pelotão e, no caso de ser alcançado por algum outro competidor, não é permitido aproveitar-se do vácuo. Além disto, é obrigatório guardar uma separação lateral de, ao menos, dois metros de qualquer outro competidor.
3) Provas contra o relógio por equipes (CRE)
Semelhante à prova individual contra o relógio, onde os ciclistas de uma mesma equipe percorrem agrupados distâncias de até 100 km. Todos os ciclistas de uma equipe largam ao mesmo tempo e, caso alcancem outra equipe, não é permitido aproveitar-se do vácuo formado pela equipe alcançada. O tempo final de cada equipe é atribuido a partir de um determinado competidor da equipe, por exemplo o quarto, que pode variar conforme a competição.
Mesmo que permaneça o princípio de que o primeiro competidor a cruzar a linha de chegada é o vencedor, muitos ciclistas fazem parte de equipes. Normalmente as equipes dispõem de patrocínios comerciais, sendo que nas equipes profissionais ou semi-profissionais, o nome do principal patrocinador acaba se tornando também o nome da equipe. O tamanho das equipes pode variar de três ciclistas em um evento amador até uma dúzia em uma corrida profissional.
Os ciclistas de estrada podem ser separados conforme sua especialidade:
Conheça as outras modalidades no ciclismo:
Modalidades no Ciclismo
0 Response to "Ciclismo de Estrada"
Postar um comentário