Aluguel de Temporada para Natal e Réveillon Aluguel de Temporada Caldas Novas

Pesquise Preços

Ciclismo de Estrada

Postado por Unknown às 2/01/2009 03:17:00 PM
Aluguel de Temporada Caldas Novas
Ciclismo de estrada ou ciclismo em estrada é um tipo de competição esportiva, derivada do ciclismo, disputada em estradas utilizando de bicicletas próprias para este fim que, no Brasil, são conhecidas por Speed.

Tour de France 2005

O Ciclismo de estrada é uma modalidade esportiva de bastante popularidade no mundo inteiro. Seu objetivo é alcançar a linha de chegada em primeiro lugar. Para isto deve-se adotar táticas para se diferenciar dos demais corredores. Geralmente, um grupo de corredores parte em alta velocidade a fim de se distanciar o máximo possível para reduzir o número de esportidas aptos à vitória. Os sprinters – competidores com capacidade de adquirir velocidade em um curto período de tempo – tentam evitar este distanciamento para conseguir a vitória ao final da partida. Até o ano de 1990 esta modalidade era tratada com descaso pela mídia brasileira, mas nos últimos anos vêm ganhando prestígio e respeito.


Especialidades do Ciclismo de Estrada

O ciclismo de estrada é regulado pela União Ciclística Internacional (UCI) e possui diferentes modalidades, sendo as principais listadas abaixo:


1) Corrida de Estrada
Os pilotos começam juntos em um grupo. Os percursos são de diferentes distâncias (cerca de 260 km para a Elite Masculina no Campeonato Mundial da UCI ). Provas de estrada tem vários formatos diferentes :

- Provas de um dia
São provas que acontecem em um único dia, possuindo apenas uma largada e uma chegada. Estas provas são disputadas apenas por equipes que percorrem distâncias que podem variar de 60km a 280km, dependendo da categoria. É declarado vencedor o competidor que primeiro cruzar a linha de chegada. Alguns exemplos de provas deste tipo são a Paris-Roubaix, Milão-Sanremo e Liège-Bastogne-Liège.

Critérios:
São disputadas em circuito fechado à circulação e que seguem uma das seguintes fórmulas:
- Classificação na chegada da última volta.
- Classificação sobre a base do número de voltas completas e do número de pontos obtidos nos sprints intermediários.
- O circuito deve ter entre 800m e 10.000m e a distância total da prova pode variar entre 80km e 150km. Um exemplo de prova deste tipo é a Critérium du Dauphiné Libéré.

- Provas por etapas
Consiste em diversas 'provas' disputadas consecutivamente, devendo acontecer em, no mínimo, dois dias. O competidor que acumular o menor tempo para completar todas as etapas é considerado o vencedor geral. Provas por etapas normalmente possuem outras classsificações e premiações como a classificação geral por pontos, geralmente atribuida aos velocistas e classificação geral de montanha. Também é comum que uma ou mais etapas seja do tipo contra o relógio individual. As mais famosas competições deste tipo são o Tour de France, Giro d'Italia e a Vuelta a España.

- Ultra maratona
São provas que possuem uma única etapa que cobre distâncias muito longas e duram normalmente vários dias. A mais conhecida prova desta modalidade é o Race Across America (RAAM). RAAM é uma corrida que percorre os Estados Unidos da América de costa a costa em uma única etapa e que cobre aproximadamente 3000 milhas em cerca de uma semana.


2) Provas individuais contra o relógio (CRI)
Trata-se de uma modalidade olímpica onde os competidores percorrem entre 15km e 80km distância, sendo declarado vencedor aquele que completá-la no menor tempo. Nesta prova os ciclistas largam um de cada vez em intervalos pré-determinados, não é autorizada a formação de pelotão e, no caso de ser alcançado por algum outro competidor, não é permitido aproveitar-se do vácuo. Além disto, é obrigatório guardar uma separação lateral de, ao menos, dois metros de qualquer outro competidor.


3) Provas contra o relógio por equipes (CRE)
Semelhante à prova individual contra o relógio, onde os ciclistas de uma mesma equipe percorrem agrupados distâncias de até 100 km. Todos os ciclistas de uma equipe largam ao mesmo tempo e, caso alcancem outra equipe, não é permitido aproveitar-se do vácuo formado pela equipe alcançada. O tempo final de cada equipe é atribuido a partir de um determinado competidor da equipe, por exemplo o quarto, que pode variar conforme a competição.




Equipes


Mesmo que permaneça o princípio de que o primeiro competidor a cruzar a linha de chegada é o vencedor, muitos ciclistas fazem parte de equipes. Normalmente as equipes dispõem de patrocínios comerciais, sendo que nas equipes profissionais ou semi-profissionais, o nome do principal patrocinador acaba se tornando também o nome da equipe. O tamanho das equipes pode variar de três ciclistas em um evento amador até uma dúzia em uma corrida profissional.


Tipos de Ciclistas

Os ciclistas de estrada podem ser separados conforme sua especialidade:
Escalador: ciclista especialista em subidas de montanhas.
Contrarelogista: ciclista especialista em provas individuais contra o relógio.
Velocista: também conhecido por sprinter, é capaz de atingir grandes velocidades, no entanto não conseguem mantê-la por muito tempo.
Domestique: ou gregário, sacrifica seu desempenho para ajudar a equipe.
Passista: é capaz de manter um ritmo de competição por um período prolongado, geralmente por várias horas.



Conheça as outras modalidades no ciclismo:
Modalidades no Ciclismo

0 Response to "Ciclismo de Estrada"

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mídias Sociais Sportime

Siga-nos no Twitter Siga-nos no Facebook Siga-nos no Orkut Siga-nos no YouTube Siga nosso Feed Siga-nos com FeedBurner Siga-nos no Google Friend Connect Siga-nos no Flickr
Aluguel de Temporada Caldas Novas

    Ciclismo de Estrada

    Postado por Simone Alves em 01/02/2009

    Ciclismo de estrada ou ciclismo em estrada é um tipo de competição esportiva, derivada do ciclismo, disputada em estradas utilizando de bicicletas próprias para este fim que, no Brasil, são conhecidas por Speed...

    ciclismo de estrada

    Ciclismo de Pista

    Postado por Simone Alves em 01/02/2009

    O Ciclismo de pista é um esporte de velocidade que se pratica em pistas especialmente construídas para esta modalidade conhecidas como velódromo...

    ciclismo de pista

    Mountain Bike

    Postado por Simone Alves em 01/02/2009

    Mountain Bike, ou Bicicleta de Montanha, é um tipo de bicicleta usado no Mountain Biking, uma modalidade de ciclismo na qual o objetivo é transpor percursos com diversas irregularidades e obstáculos...

    mtb

    Downhill

    Postado por Simone Alves em 01/02/2009

    Downhill (descida de montanha, traduzido para o portugues), é uma modalidade do Mountain Bike nascida na California, pelos ciclistas hippies da época, para sair da rotina do asfalto...

    downhill

    BMX

    Postado por Simone Alves em 01/02/2009

    BMX (Bicycle MotoX ou ainda bicycle motocross) é uma forma de ciclismo ou de determinado tipo de bicicleta geralmente que fazem o uso de rodas de 20 cm de raio...

    bmx