Aluguel de Temporada para Natal e Réveillon Aluguel de Temporada Caldas Novas

Pesquise Preços

Ciclismo de Pista

Postado por Unknown às 2/01/2009 03:19:00 PM
Aluguel de Temporada Caldas Novas
O Ciclismo de pista é um esporte de velocidade que se pratica em pistas especialmente construídas para esta modalidade conhecidas como velódromo.


Tipos de Corridas

O ciclismo de pista é regulado pela União Ciclística Internacional (UCI) e possui diferentes modalidades, sendo algumas delas: Contra-Relógio de 1Km, Corrida por Pontos, Keirin, Madison, Perseguição, Perseguição por equipes, Sprint Olímpico, Strach e Omnium.


Podem ser classificados em 10 eventos/provas divididos em 3 famílias:

1) Provas de Velocidade (Sprint Events):

1.1) Velocidade Individual ou Individual Sprint  (parte do programa olímpico)
A qualificação consiste em uma largada ao vento de 200 m de contrarrelógios. Estes são seguidos de baterias eliminatórias de nocautes de 2-3 voltas. Os 2 melhores pilotos vão disputar a final. Estes finalistas percorrerão 3 voltas, mas somente a última é cronometrada, o que leva muitas vezes a se esforçarem nas 2 primeiras volta para que o oponente tome a liderança a fim de obter a vantagem do vácuo, posição estratégica na hora do sprint final até a linha de chegada.

1.2) Velocidade por Equipes ou Team Sprint  (parte do programa olímpico)
A prova é disputada por equipes de 3 pilotos em 3 voltas no circuito (no feminino são 2 pilotos em 2 voltas). Cada corredor lidera por uma volta antes de voltar para trás. Após as eliminatórias, as 2 melhores equipes disputam a final. Aqueles que registrarem o 3o e 4o melhor tempo se encontram em uma final B, que decide a medalha de bronze.

1.3) Contrarrelógio ou Quilômetro (1Km masc e 500m fem)
Trata-se de um contrarrelógio individual de largada com ciclista travado na bike com uma distância de um quilômetro para os homens e 500 metros para as mulheres. O corredor que conseguir o melhor tempo é declarado vencedor.

1.4) Keirin  (parte do programa olímpico)
Originaram-se no Japão. É uma prova de sprint disputada por 3 a 7 ciclistas em simultâneo. A prova inicia-se com os ciclistas a seguirem um motociclo por 1400m (sem nunca o poderem ultrapassar). A bicicleta elétrica inicia numa velocidade de 30 km/h e vai aumentando a velocidade até atingir cerca de 50 km/h (25 a 45 km/h para as mulheres) e deixa a pista, em princípio, a 600/700 m do fim. Quem cruzar a linha de chegada primeiro é o campeão.



2) Provas de Resistência (Endurance Events)


2.1) Perseguição Individual ou Individual Pursuit (parte do programa olímpico)
Dois pilotos começam em lados opostos da pista e competem por uma distância maior que 4 km (3 km para mulhres), sendo declarado vencedor o atleta que alcançar o seu adversário ou obter o menor tempo. Um corredor é considerado alcançado no momento em que o pedal da bicicleta do seu adversário alcance o seu próprio pedal.

2.2) Perseguição por equipes ou Team Pursuit (parte do programa olímpico)
A prova é disputada por duas equipes de 4 corredores (3 para mulheres) , que largam em pontos opostos da pista e competem ao longo de 4 km (3 km para mulheres). Vence a equipe que alcançar a outra ou obter o menor tempo. Uma equipe é considerada alcançada quando a equipe adversária (pelo menos três corredores rolando juntos) atinge uma distância igual ou inferior a um metro.

2.3) Corrida por Pontos
É uma prova de partida maciça com distância de 40 km (25 para mulheres), em que são disputados vários sprints intermediários. Ao final de cada sprint, são atribuidos 5 pontos para o primeiro colocado, 3 pontos ao segundo, 2 pontos ao terceiro e 1 ponto ao quarto. Também são atribuídos 20 pontos para o corredor que ganhar uma volta em relação ao pelotão principal. Caso um ciclista perca uma volta em relação ao pelotão principal, será subtraído um total de 20 pontos. É declarado vencedor o competidor que tiver obtido o maior número de pontos.

2.4) Madison
É uma prova com sprints intermediários, disputada por duplas em que o primeiro que terminou todas as suas voltas impulsiona o outro colega para frente. Até 18 equipes de dois pilotos pode participar nesta corrida de revezamento conquistada por meio de sprints intermediários. Enquanto um dos membros da equipe corre, o outro diminui para descansar. A classificação é estabelecida de acordo com a distância percorrida e os pontos conquistados nos sprints. O Madison é realizada em distâncias de 25-50 km para os homens da elite, dependendo da competição.

2.5) Scratch
É uma prova individual de 15 km (10 km para mulheres), limitada a 24 competidores, de partida maciça (não existem eliminatórias, todos os participantes iniciam a prova em simultâneo) em que o objetivo é chegar ao final em primeiro. A primeira volta é neutralizada.


3) Prova combinada (Combined Event)


3.1) Omnium (parte do programa olímpico)
É uma multi-prova individual de 2 dias de duração. Os ciclistas competem ums contra os outros em 6 diferentes modalidades do ciclismo de pista: 1. Volta ao vento (Flying Lap), 2. Corrida por pontos (30km masc e 20km fem), 3. Corrida de eliminação, 4. Perseguição individual (4km masc e 3km fem), 5. Scratch, e 6. Contrarrelógio. A classificação final é estabelecida pela soma das posições de chegada em cada evento. O vencedor é o piloto que tem o menor total.




Conheça as outras modalidades no ciclismo:
Modalidades no Ciclismo

0 Response to "Ciclismo de Pista"

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mídias Sociais Sportime

Siga-nos no Twitter Siga-nos no Facebook Siga-nos no Orkut Siga-nos no YouTube Siga nosso Feed Siga-nos com FeedBurner Siga-nos no Google Friend Connect Siga-nos no Flickr
Aluguel de Temporada Caldas Novas

    Ciclismo de Estrada

    Postado por Simone Alves em 01/02/2009

    Ciclismo de estrada ou ciclismo em estrada é um tipo de competição esportiva, derivada do ciclismo, disputada em estradas utilizando de bicicletas próprias para este fim que, no Brasil, são conhecidas por Speed...

    ciclismo de estrada

    Ciclismo de Pista

    Postado por Simone Alves em 01/02/2009

    O Ciclismo de pista é um esporte de velocidade que se pratica em pistas especialmente construídas para esta modalidade conhecidas como velódromo...

    ciclismo de pista

    Mountain Bike

    Postado por Simone Alves em 01/02/2009

    Mountain Bike, ou Bicicleta de Montanha, é um tipo de bicicleta usado no Mountain Biking, uma modalidade de ciclismo na qual o objetivo é transpor percursos com diversas irregularidades e obstáculos...

    mtb

    Downhill

    Postado por Simone Alves em 01/02/2009

    Downhill (descida de montanha, traduzido para o portugues), é uma modalidade do Mountain Bike nascida na California, pelos ciclistas hippies da época, para sair da rotina do asfalto...

    downhill

    BMX

    Postado por Simone Alves em 01/02/2009

    BMX (Bicycle MotoX ou ainda bicycle motocross) é uma forma de ciclismo ou de determinado tipo de bicicleta geralmente que fazem o uso de rodas de 20 cm de raio...

    bmx