O ciclismo de pista é regulado pela União Ciclística Internacional (UCI) e possui diferentes modalidades, sendo algumas delas: Contra-Relógio de 1Km, Corrida por Pontos, Keirin, Madison, Perseguição, Perseguição por equipes, Sprint Olímpico, Strach e Omnium.
A qualificação consiste em uma largada ao vento de 200 m de contrarrelógios. Estes são seguidos de baterias eliminatórias de nocautes de 2-3 voltas. Os 2 melhores pilotos vão disputar a final. Estes finalistas percorrerão 3 voltas, mas somente a última é cronometrada, o que leva muitas vezes a se esforçarem nas 2 primeiras volta para que o oponente tome a liderança a fim de obter a vantagem do vácuo, posição estratégica na hora do sprint final até a linha de chegada.
1.2) Velocidade por Equipes ou Team Sprint (parte do programa olímpico)
A prova é disputada por equipes de 3 pilotos em 3 voltas no circuito (no feminino são 2 pilotos em 2 voltas). Cada corredor lidera por uma volta antes de voltar para trás. Após as eliminatórias, as 2 melhores equipes disputam a final. Aqueles que registrarem o 3o e 4o melhor tempo se encontram em uma final B, que decide a medalha de bronze.
1.3) Contrarrelógio ou Quilômetro (1Km masc e 500m fem)
Trata-se de um contrarrelógio individual de largada com ciclista travado na bike com uma distância de um quilômetro para os homens e 500 metros para as mulheres. O corredor que conseguir o melhor tempo é declarado vencedor.
1.4) Keirin (parte do programa olímpico)
Originaram-se no Japão. É uma prova de sprint disputada por 3 a 7 ciclistas em simultâneo. A prova inicia-se com os ciclistas a seguirem um motociclo por 1400m (sem nunca o poderem ultrapassar). A bicicleta elétrica inicia numa velocidade de 30 km/h e vai aumentando a velocidade até atingir cerca de 50 km/h (25 a 45 km/h para as mulheres) e deixa a pista, em princípio, a 600/700 m do fim. Quem cruzar a linha de chegada primeiro é o campeão.
2.3) Corrida por Pontos
É uma prova de partida maciça com distância de 40 km (25 para mulheres), em que são disputados vários sprints intermediários. Ao final de cada sprint, são atribuidos 5 pontos para o primeiro colocado, 3 pontos ao segundo, 2 pontos ao terceiro e 1 ponto ao quarto. Também são atribuídos 20 pontos para o corredor que ganhar uma volta em relação ao pelotão principal. Caso um ciclista perca uma volta em relação ao pelotão principal, será subtraído um total de 20 pontos. É declarado vencedor o competidor que tiver obtido o maior número de pontos.
2.4) Madison
É uma prova com sprints intermediários, disputada por duplas em que o primeiro que terminou todas as suas voltas impulsiona o outro colega para frente. Até 18 equipes de dois pilotos pode participar nesta corrida de revezamento conquistada por meio de sprints intermediários. Enquanto um dos membros da equipe corre, o outro diminui para descansar. A classificação é estabelecida de acordo com a distância percorrida e os pontos conquistados nos sprints. O Madison é realizada em distâncias de 25-50 km para os homens da elite, dependendo da competição.
2.5) Scratch
É uma prova individual de 15 km (10 km para mulheres), limitada a 24 competidores, de partida maciça (não existem eliminatórias, todos os participantes iniciam a prova em simultâneo) em que o objetivo é chegar ao final em primeiro. A primeira volta é neutralizada.
3) Prova combinada (Combined Event)
3.1) Omnium (parte do programa olímpico)
É uma multi-prova individual de 2 dias de duração. Os ciclistas competem ums contra os outros em 6 diferentes modalidades do ciclismo de pista: 1. Volta ao vento (Flying Lap), 2. Corrida por pontos (30km masc e 20km fem), 3. Corrida de eliminação, 4. Perseguição individual (4km masc e 3km fem), 5. Scratch, e 6. Contrarrelógio. A classificação final é estabelecida pela soma das posições de chegada em cada evento. O vencedor é o piloto que tem o menor total.
Conheça as outras modalidades no ciclismo:
Modalidades no Ciclismo
0 Response to "Ciclismo de Pista"
Postar um comentário