Aluguel de Temporada para Natal e Réveillon Aluguel de Temporada Caldas Novas

Pesquise Preços

BMX (Bicicross)

Postado por Unknown às 2/01/2009 03:23:00 PM
Aluguel de Temporada Caldas Novas
BMX: O nome deriva de Bicycle Motocross (ou Bicycle Moto X), pois as primeiras bicicletas imitavam essas motos. As provas são disputadas em circuito com várias voltas e obstáculos como jumps e curvas de parede, geralmente por competidores muito jovens, com bicicletas menores, de aro 20". Bicicross é o nome em português da sigla em inglês, BMX.


Teve seu início no final de 1960 na Califórnia e era praticado por crianças que gostavam de imitar seus ídolos do MotoCross em suas bicicletas comuns. Com o tempo elas criaram manobras que se aplicavam nas próprias ruas de suas cidades ou até mesmo nas pistas de skate. O esporte foi introduzido no Brasil por Orlando Camacho.

Em abril de 1981, a Federação Internacional de BMX foi fundada, e os primeiros campeonatos mundiais foram realizadas em 1982. O BMX se desenvolveu rapidamente em uma entidade esportiva única e, depois de vários anos visivelmente tinha mais em comum com o ciclismo do que com o motociclismo. Assim, desde Janeiro de 1993, o BMX foi completamente integrado na União Ciclística Internacional.

Bicicleta ideal:
- Bicicleta Aro 20 cross
- Bicicleta Aro 24 cross
- Bicicletas reforçadas com peças em alumínio para maior leveza.

Atualmente o BMX é visto como um dos maiores esportes de ação do mundo, que mais atrai em números de participantes. Vários campeonatos são realizados anualmente no mundo inteiro – inclusive no Brasil – como a Copa do Mundo de BMX, o Campeonato Mundial de BMX, que é realizado todo ano.




Especialidades

O BMX se dividide em duas especialidades, o BMX Supercross ou Racing (corrida) e o BMX Freestyle (Manobras).


1) BMX Supercross (Parte do programa olímpico):


O BMX Supercross é competido em um circuito de 350m . Oito pilotos se lançam de uma rampa de oito metros de altura e correm ao longo de um trecho alternando solavancos, curvas inclinadas e seções planas. A batalha pelo primeiro lugar é feroz, já que é necessário para terminar entre os quatro primeiros das eliminatórias para ter um lugar na próxima rodada e depois na final. Dependendo do layout do setor, os pilotos tentam tanto aterrissar rapidamente para ganhar velocidade , quanto ganhar altura (pilotos alcançam até cerca de cinco metros de altura ).


2) BMX Freestyle

O Freestyle (estilo livre ou manobras) também é subdividido em sub-especialidades, sendo diferenciadas pelo local e a forma de como são executadas as manobras:

- Dirt Jumping: É praticado em rampas de terra, com alturas e distâncias variadas, podem ser rampas únicas, doubles, ou sequencias chamadas de trails. As manobras são uma mistura das manobras vistas no vert com os grandes saltos do bicicross.

- Vert: Vert ou Vertical é praticado em uma rampas com formato de “U”, denominada Half-Pipe, com manobras nas bordas e nos chamados aéreos (vôos para fora da rampa) onde os atletas buscam executar manobras de alto grau de dificuldade o mais alto possível no dois lados da rampa. É uma modalidade com um belo visual para espectadores.

- Street: É praticado nas ruas, os obstaculos são tudo o que possa ser encontrado, desde escadas, corrimãos, paredes, bancos, monumentos e etc. As manobras combinam o Dirt , o Vert e o Flatland são executadas ao se transpor algum obstaculo, e o que vale é a criatividade em cada obstáculo encontrado pelas ruas.

- Park: É praticado em percursos fechados onde se encontram obstaculos que, inicialmente, procuravam simular os obstaculos das ruas, mas atualmente já possui um desenho próprio, com rampas para aéreos e para saltos, bancadas, muros e paredes, e possui ainda hoje algumas poucas simulações de obstáculos encontrados nas ruas, como escadas e corrimãos.

- Flatland: É praticado em áreas planas e sem obstaculos, as manobras são um desafio de equilíbrio, criatividade e agilidade que podem ser estáticas (usando freios) ou com muito movimento (sem os freios). Os atletas ou artistas buscam executar varias combinações e variações seguidamente sem interrupção do movimento entre uma manobra e outra. A Bicicleta utilizada no Flatland é a mais diferenciada entre as usadas nas outras modalidades do Freestyle.




Conheça as outras modalidades no ciclismo:
Modalidades no Ciclismo

0 Response to "BMX (Bicicross)"

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mídias Sociais Sportime

Siga-nos no Twitter Siga-nos no Facebook Siga-nos no Orkut Siga-nos no YouTube Siga nosso Feed Siga-nos com FeedBurner Siga-nos no Google Friend Connect Siga-nos no Flickr
Aluguel de Temporada Caldas Novas

    Ciclismo de Estrada

    Postado por Simone Alves em 01/02/2009

    Ciclismo de estrada ou ciclismo em estrada é um tipo de competição esportiva, derivada do ciclismo, disputada em estradas utilizando de bicicletas próprias para este fim que, no Brasil, são conhecidas por Speed...

    ciclismo de estrada

    Ciclismo de Pista

    Postado por Simone Alves em 01/02/2009

    O Ciclismo de pista é um esporte de velocidade que se pratica em pistas especialmente construídas para esta modalidade conhecidas como velódromo...

    ciclismo de pista

    Mountain Bike

    Postado por Simone Alves em 01/02/2009

    Mountain Bike, ou Bicicleta de Montanha, é um tipo de bicicleta usado no Mountain Biking, uma modalidade de ciclismo na qual o objetivo é transpor percursos com diversas irregularidades e obstáculos...

    mtb

    Downhill

    Postado por Simone Alves em 01/02/2009

    Downhill (descida de montanha, traduzido para o portugues), é uma modalidade do Mountain Bike nascida na California, pelos ciclistas hippies da época, para sair da rotina do asfalto...

    downhill

    BMX

    Postado por Simone Alves em 01/02/2009

    BMX (Bicycle MotoX ou ainda bicycle motocross) é uma forma de ciclismo ou de determinado tipo de bicicleta geralmente que fazem o uso de rodas de 20 cm de raio...

    bmx