Teve seu início no final de 1960 na Califórnia e era praticado por crianças que gostavam de imitar seus ídolos do MotoCross em suas bicicletas comuns. Com o tempo elas criaram manobras que se aplicavam nas próprias ruas de suas cidades ou até mesmo nas pistas de skate. O esporte foi introduzido no Brasil por Orlando Camacho.
Em abril de 1981, a Federação Internacional de BMX foi fundada, e os primeiros campeonatos mundiais foram realizadas em 1982. O BMX se desenvolveu rapidamente em uma entidade esportiva única e, depois de vários anos visivelmente tinha mais em comum com o ciclismo do que com o motociclismo. Assim, desde Janeiro de 1993, o BMX foi completamente integrado na União Ciclística Internacional.
Bicicleta ideal:
- Bicicleta Aro 20 cross
- Bicicleta Aro 24 cross
- Bicicletas reforçadas com peças em alumínio para maior leveza.
Atualmente o BMX é visto como um dos maiores esportes de ação do mundo, que mais atrai em números de participantes. Vários campeonatos são realizados anualmente no mundo inteiro – inclusive no Brasil – como a Copa do Mundo de BMX, o Campeonato Mundial de BMX, que é realizado todo ano.
O BMX se dividide em duas especialidades, o BMX Supercross ou Racing (corrida) e o BMX Freestyle (Manobras).
1) BMX Supercross (Parte do programa olímpico):
O BMX Supercross é competido em um circuito de 350m . Oito pilotos se lançam de uma rampa de oito metros de altura e correm ao longo de um trecho alternando solavancos, curvas inclinadas e seções planas. A batalha pelo primeiro lugar é feroz, já que é necessário para terminar entre os quatro primeiros das eliminatórias para ter um lugar na próxima rodada e depois na final. Dependendo do layout do setor, os pilotos tentam tanto aterrissar rapidamente para ganhar velocidade , quanto ganhar altura (pilotos alcançam até cerca de cinco metros de altura ).
2) BMX Freestyle
O Freestyle (estilo livre ou manobras) também é subdividido em sub-especialidades, sendo diferenciadas pelo local e a forma de como são executadas as manobras:
- Dirt Jumping: É praticado em rampas de terra, com alturas e distâncias variadas, podem ser rampas únicas, doubles, ou sequencias chamadas de trails. As manobras são uma mistura das manobras vistas no vert com os grandes saltos do bicicross.
- Vert: Vert ou Vertical é praticado em uma rampas com formato de “U”, denominada Half-Pipe, com manobras nas bordas e nos chamados aéreos (vôos para fora da rampa) onde os atletas buscam executar manobras de alto grau de dificuldade o mais alto possível no dois lados da rampa. É uma modalidade com um belo visual para espectadores.
- Street: É praticado nas ruas, os obstaculos são tudo o que possa ser encontrado, desde escadas, corrimãos, paredes, bancos, monumentos e etc. As manobras combinam o Dirt , o Vert e o Flatland são executadas ao se transpor algum obstaculo, e o que vale é a criatividade em cada obstáculo encontrado pelas ruas.
- Park: É praticado em percursos fechados onde se encontram obstaculos que, inicialmente, procuravam simular os obstaculos das ruas, mas atualmente já possui um desenho próprio, com rampas para aéreos e para saltos, bancadas, muros e paredes, e possui ainda hoje algumas poucas simulações de obstáculos encontrados nas ruas, como escadas e corrimãos.
- Flatland: É praticado em áreas planas e sem obstaculos, as manobras são um desafio de equilíbrio, criatividade e agilidade que podem ser estáticas (usando freios) ou com muito movimento (sem os freios). Os atletas ou artistas buscam executar varias combinações e variações seguidamente sem interrupção do movimento entre uma manobra e outra. A Bicicleta utilizada no Flatland é a mais diferenciada entre as usadas nas outras modalidades do Freestyle.
Conheça as outras modalidades no ciclismo:
Modalidades no Ciclismo
0 Response to "BMX (Bicicross)"
Postar um comentário