Os ciclistas brasileiros se destacaram nesta sexta-feira (23) durante o Campeonato Mundial de Ciclismo, que está sendo disputado até domingo, em Copenhague, na Dinamarca. Na prova de estrada para a categoria Sub-23, Gideoni Monteiro (Team Brilla) terminou na 32ª colocação e Alexandre Manarelli (Generalli-Ballan), que surpreendeu após percorrer mais de 100 quilômetros em fuga, finalizou na 78ª colocação.
Os atletas enfrentaram 168 quilômetros distribuídos em um circuito relativamente plano de 14 quilômetros, o que proporcionou alta velocidade durante a competição. Já no final da primeira das 12 voltas, o brasileiro Alexandre Manarelli decidiu arriscar uma fuga contra os melhores atletas sub-23 do mundo e conseguiu abrir vantagem, se isolando na liderança.
Ao notar que Alexandre Manarelli mantinha um ritmo muito forte, o italiano Gianluca Leonardi saltou do pelotão principal e saiu na perseguição do brasileiro. O ciclista da Itália conseguiu se juntar a Alexandre e os dois seguiram em um forte revezamento na ponta, chegando a abrir mais de quatro minutos de vantagem sobre o pelotão.
Faltando 50 quilômetros para a linha de chegada, as seleções do pelotão principal começaram a se organizar para neutralizar a fuga. Neste momento, Gideoni Monteiro também arriscou um ataque, porém não foi bem sucedido e acabou neutralizado rapidamente. A 30 quilômetros do final, os dois ponteiros foram alcançados pelo pelotão. .
No sprint final, o domínio foi dos atletas franceses, com Arnaud Demare fechando a prova em primeiro lugar e Adrien Petit conquistando a medalha de prata. O bronze ficou com o britânico Andrew Fenn.
“Foi uma experiência incrível. Estava me sentindo muito bem e arrisquei a fuga. Consegui boa vantagem, demonstrando que podemos brigar de igual para igual com qualquer país. Foi uma prova fantástica e gostaria de agradecer a oportunidade que me deram para representar o Brasil neste Mundial”, comentou Alexandre Manarelli.
Elite compete no sábado e domingo - No sábado (24), a Elite feminina testará sua força no Mundial, percorrendo 140 quilômetros. O Brasil será representado pelas atletas Flavia Oliveira (Vaiano Solaristech), Luciene Ferreira (Funvic-Pindamonhangaba) e Márcia Fernandes (São Jose dos Campos).
No domingo é a vez da Elite masculina pedalar 266 quilômetros, divididos em 17 voltas em um circuito de 14 quilômetros e 28 quilômetros na estrada até o centro da capital dinamarquesa. Rafael Andriato (Petroli Firenze), Otavio Bulgarelli (ISD Cycling Team) e Gregolry Panizo (DataRO) serão os representantes da seleção.
A seleção brasileira de estrada é comandada pelos técnicos Antônio Carlos Silvestre (masculino) e Cássio de Paiva Freitas (feminino).
Fonte: CBC
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 Response to "Brasil é destaque no mundial de ciclismo na Dinamarca"
Postar um comentário