Os últimos dois anos da Descida das Escadas de Santos foram marcados por um domínio estrangeiro entre os homens. Em 2010, o eslovaco Filip Polc não só venceu a disputa como foi o primeiro biker a andar abaixo de um minuto na pista do Monte Serrat. Ano passado foi a vez de o equatoriano Mario Jarrin sair do anonimato para a vitória. A partir desta sexta-feira, o que os ciclistas brasileiros vão fazer para por fim à hegemonia dos "gringos" na principal competição de mountain bike downhill urbano em solo nacional? Com a palavra, o principal nome do país na modalidade e bicampeão da prova (2009/2008), Walace Miranda:
- Vamos preparados para quebrar esse jejum de vitórias do Brasil. O nível dos estrangeiros é muito alto. Eles têm uma grande variedade de pistas e de campeonatos para disputarem lá fora. Mas estamos em casa, e estou treinando forte desde o ano passado para estar pronto para recuperar o título - garantiu o paulista de Aparecida do Norte.
Problemas com a bicicleta no ano passado tiraram Walace Miranda da final (Foto: Divulgação)
Em 2011, Walace nem sequer chegou entre os cinco finalistas do evento. Assim como o piloto de 27 anos, alguns dos principais favoritos, como Polc e o campeão mundial Greg Minnaar (AFS), tiveram problemas com suas bicicletas e não se classificaram para a decisão. Vencedor da prova em 2006, o gaúcho Djone Fornari também não teve tanta sorte na final, sofreu uma queda, mas acabou em terceiro e foi o melhor atleta do país na competição.
- Para superar os gringos, além de andar rápido, tem que contar com um pouco de sorte também. No ano passado, fui para a final porque os estrangeiros levaram tombos, danificaram suas bicicletas e não se classificaram. A descida dura um minuto e, às vezes, é decidida por centésimos. Tudo pode acontecer - afirmou Djone.
Escadas de Santos em 2011 (Foto: Divulgação)
Se entre os homens o reinado é estrangeiro, entre as mulheres, há quatro anos, a rainha é brasileira. Tricampeã da prova, a paulista Luana Oliveira venceu as duas últimas edições da Descida das Escadas de Santos.
- Estou confiante, pensando em usar tudo o que treinei para fazer uma descida redonda neste fim de semana. Quero ganhar pela quarta vez a competição, mas terei fortes rivais no meu caminho - disse Luana.
Nesta sexta-feira, os treinos começam com uma descida livre e outra cronometrada para cada um dos mais de cem pilotos inscritos na competição. No sábado, serão definidos os dez melhores da categoria masculina e as cinco da feminina que vão garantir vaga neste domingo decisivo, que terá as finais transmitidas ao vivo pela TV Globo, dentro do Esporte Espetacular.
Confira os últimos campeões da Descida das Escadas de Santos:
2003 – Markolf Bertchold (BRA) – não teve feminino
2004 – Cedric Gracia (FRA) / Diana Margraff (Equador)
2005 – Leandro Campovilla (BRA) / Patricia Loureiro (BRA)
2006 – Djone Fornari (BRA) / Anne Caroline Chausson (FRA)
2007 – Cedric Gracia (FRA) / Melissa Buhl (EUA)
2008 – Walace Miranda (BRA) / Luana Oliveira (BRA)
2009 – Walace Miranda (BRA) / Patricia Loureiro (BRA)
2010 – Filip Polc (Eslováquia) / Luana Oliveira (BRA)
2011 – Mario Jarrin (Equador) / Luana Oliveira (BRA)
Fonte: Globo Esporte
0 Response to "'Descida das Escadas': brasileiros querem retomar reinado em Santos"
Postar um comentário