Responsável por receber a bandeira no palco montado no centro do Estádio Olímpico de Londres, durante a cerimônia de encerramento o prefeito do Rio, Eduardo Paes, foi quem desembarcou do avião carregando-a. Ao seu lado, estavam o governador do Rio, Sérgio Cabral, o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Comitê Organizador dos Jogos de 2016, Carlos Arthur Nuzman, e alguns atletas da delegação olímpica do Brasil, como Robert Scheidt, Maurren Maggi e Esquiva Falcão Florentino.
Agência Estado
Eduardo Paes também contou como foi a emoção de receber a bandeira durante a cerimônia de encerramento da Olimpíada, quando o prefeito de Londres, Boris Johnson, a entregou para o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge que, então, repassou a bandeira para o prefeito do Rio. "Tive o orgulho de poder representar os cariocas e o Brasil inteiro no Estádio Olímpico. E poder cantar o Hino Nacional segurando a bandeira olímpica", afirmou.
O discurso das autoridades, contudo, não convenceu um grupo de manifestantes que foi ao Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro Galeão-Tom Jobim para protestar. Ligados ao Comitê Popular da Copa e das Olimpíadas (formado por movimentos sociais com o intuito de fiscalizar a preparação carioca para os dois grandes eventos), eles usaram máscaras com o rosto de Eduardo Paes, apitos, tambores e faixas para chamar a atenção.
Segundo os manifestantes, a pretensão era aproveitar a chegada da bandeira olímpica ao Rio de Janeiro para criticar as remoções causadas pelas obras para as Olimpíadas de 2016 (especialmente a da Vila Autódromo, na Barra da Tijuca, que dará lugar ao Parque Olímpico) e os exagerados gastos públicos com os Jogos. Eles prometeram fazer novos protestos nos próximos dias.
0 Response to "Olimpíadas: Com protesto, bandeira olímpica chega ao Rio para os Jogos de 2016"
Postar um comentário