Completar o percurso de 650 metros de extensão e 417 degraus do Monte Serrat abaixo de um minuto é algo raro. Quebrar essa barreira será um dos objetivos das estrelas do mountain bike downhill urbano no aniverário de dez anos da Descida das Escadas de Santos, neste fim de semana. Em nove edições, somente Filip Polc conseguiu alcançar a façanha na final do evento de 2010, quando o eslovaco se sagrou campeão com o tempo de 59s152.
- É um sentimento incrível ser o único na história da competição a ter superado essa marca. Quero fazer isso novamente esse ano. Já sei o que é preciso para chegar lá, mas é difícil e preciso contar com a sorte também - confessou Polc.
Na prova do ano passado, o equatoriano Mario Jarrin foi o vencedor e chegou bem perto do recorde, cravando 1m00s801. O paulista Walace Miranda, bicampeão em Santos, obteve seu melhor tempo em 2011, quando fez 1m00s251. Mas, para a décima edição da competição, o brasieliro se mostra pronto para realizar a "descida perfeita".
- O tempo de descida é pequeno. O competidor precisa estar bastante concentrado e não pode errar nada. Cheguei perto de andar abaixo de um minuto em 2010 e em 2011, mas sei o quanto é difícil conseguir essa marca. Eu estou preparado para buscar o recorde do Polc e vencer, mas tenho que andar no limite - disse o paulista de Aparecida do Norte, que ganhou em 2008 e 2009.
(Foto: Divulgação)
Depois do recorde e da vitória em 2010, Polc não conseguiu um bom resultado na última edição. Uma queda na semifinal o tirou do quinteto finalista. Antes de entrar em ação com sua bike nesta sexta, no primeiro dia de treinos, ele sabe o que fazer para não repetir o erro:
- Você tem que observar antes a escadaria e achar os degraus certos para posicionar a bicicleta em pontos específicos da descida. É tudo muito rápido, então tem que ser pensado.
O brasileiro Djone Fornari, terceiro lugar no ano passado, afirma que vem treinando forte para a prova, mas também espera contar com a sorte para garantir uma vaga para a final de domingo.
- No ano passado, eu fui para a final porque os gringos levaram tombos, danificaram as suas bicicletas e não se classificaram. Esta descida dura apenas um minuto e, às vezes, é decidida por centésimos. Tudo pode acontecer - disse o ciclista, que sofreu uma queda e terminou 10 segundos depois do campeão.
Os treinos começam nesta sexta-feira com uma descida livre e outra cronometrada para cada um dos mais de cem ciclistas inscritos na competição. No sábado, vão ser definidos os dez melhores da categoria masculina e as cinco da feminina que vão garantir vaga neste domingo decisivo. As finais serão transmitidas ao vivo pela TV Globo, dentro do Esporte Espetacular.
0 Response to "À procura da 'descida perfeita', feras da bike miram o recorde em Santos"
Postar um comentário