Ex-ciclista americano perde sua única medalha conquistada em Olimpíadas
Horas antes do mundo assistir à provável confissão de doping de Lance Armstrong, o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou a retirada da medalha de bronze do americano. O ex-ciclista subiu ao pódio nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000. A informação é do site da TV americana "CNN".
O diretor de comunicação do COI, Mark Adams, confirmou ao canal de TV americano que a medalha de bronze de Lance Armstrong será retirada. A decisão vem depois da suposta confissão do ex-ciclista sobre casos de doping, em entrevista gravada com a apresentadora de TV Oprah Winfrey, na última segunda-feira. O programa vai ao ar na madrugada desta sexta-feira (horário de Brasília).
Em outubro do ano passado, a União Internacional de Ciclismo baniu Lance Armstrong do esporte por casos de doping e também retirou seus sete títulos da Volta da França - maior competição de ciclismo do mundo.
Sem chance de reaver seus títulos da Volta da França, conquistados entre 1999 e 2005, Armstrong deseja competir em provas de triatlo e corrida. Como vários destes eventos são regidos por organizações que seguem o código da Wada, segundo o qual ele está banido pelo resto da vida, sua participação está inviabilizada no momento.
Lance Armstrong se defendeu das acusações de doping por quase uma década. O dossiê que determinou a punição do americano foi formado a partir dos depoimentos de 26 pessoas que tiveram contato com o ex-ciclista na época, além de exames laboratoriais, e-mails e relatórios. Além de perder os sete títulos da Volta da França, o americano corre o risco de ter sua medalha de bronze nas Olimpíadas de Sydney 2000 retirada, além de outros títulos conquistados no período em questão. Para completar, Armstrong perdeu oito patrocínios nos últimos meses e deixou a presidência da fundação Livestrong, criada por ele mesmo em combate ao câncer. Após a confissão de doping, a Livestrong perdeu um contrato milionário com o estádio de esportes de Kansas City, atualmente chamado de Livestrong Sporting Park e que será renomeado.
Segundo fontes do jornal americano “The New York Times”, Armstrong não apenas admitiu ter se dopado durante sua carreira, como também acusou nomes do alto escalão do esporte e donos de equipes que acobertaram todo o esquema. A intenção é, com a delação, tentar uma redução da pena dada pela União Ciclística Internacional (UCI), que o baniu do esporte.
No entanto, a Agência Mundial Antidoping (Wada) anunciou que o ex-ciclista precisa confessar o uso de doping na justiça e sob juramento. Uma confissão oficial seria a única chance de Armstrong reduzir a pena imposta pela União Ciclística Internacional (UCI), que o baniu do esporte.
0 Response to "COI pede que Lance Armstrong devolva medalha da Olimpíada de Sydney"
Postar um comentário