Aluguel de Temporada para Natal e Réveillon Aluguel de Temporada Caldas Novas

Pesquise Preços

Novas ciclovias de Santos têm problemas e geram acidentes

Postado por Unknown às 1/12/2012 04:12:00 PM
Aluguel de Temporada Caldas Novas
Antes mesmo de ser oficial- mente inaugurada, a ciclovia da Avenida Ana Costa coleciona manchas em sua reputação. Ciclistas a classificam como muito estreita e fora dos padrões de segurança. A impressão transformou-se em constatação para o advogado Alexandre Cardoso, de 42 anos. Um único deslize e o ciclista, que voltava da academia, foi parar no meio da pista, sentido Centro.

O acidente aconteceu no dia 31 de outubro e lhe custou dois pulsos quebrados, uma fratura exposta, duas cirurgias, dez dias de internação e a perda de sensibilidade de três dedos da mão esquerda. "A minha sorte é que o carro vinha em baixa velocidade e freou a tempo.Caso contrário, não estaria aqui para contar a história".

A queda na ciclovia ocorreu em frente ao número 76 da Ana Costa. Alexandre conta que perdeu o controle da bicicleta porque o pneu bateu na mureta que divide a faixa reservada aos ciclistas da avenida. Segundo ele, como a largura para quem pedala é muito pequena, há uma preocupação constante de não bater o pedal ou o pneu na borda.

"Num instante de desequilíbrio, em que o guidão deu uma leve inclinada, a roda bateu nessa mureta. Tentei colocar o pé direito para me equilibrar e não encontrei nada, por causa do desnível entre ciclovia e avenida. Fui direto para a pista". A Tribuna mediu os espaços destinados aos ciclistas em dois pontos da ciclovia.

No primeiro, em frente à Igreja Coração de Maria, o espaço para pedalar é de 80 centímetros. Nesse local, as mãos de direção são separadas por uma área de aproximadamente 1,95 metro de largura, ocupada por grama e pelas palmeiras imperiais. Em outro ponto, já próximo à interligação com a ciclovia da praia, a mão de direção é dupla e sobra1,65metroparaasbicicletas, o que significa cerca de 80 centímetros para o ciclista que se conservaem sua delimitação.
Se comparada com os padrões nacionais ideais, os ciclistas têm razão em se sentir apertados e inseguros. Conforme o Manual de Projeto Geométrico de Travessias Urbanas, documento publicado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em 2010, os ciclistas necessitam de 1 metro de espaço operacional.

A medida atende apenas à largura que ocupam a o pedalar em linha reta. "Umalarguratotalde1,2metro é admitida como mínima para qualquer via destinada a uso exclusivo ou preferencial de ciclistas", diz o documento. Para ciclovias com as duas mãos de direção, o mínimo recomendado são 2,4 metros. Em alguns locais, como rodovias, o ideal são 3 metros de largura.

Funcionários de um centro automotivo localizado em frente ao ponto onde o advogado Alexandre Cardoso se acidentou são testemunhas de outras quedas. A recepcionista Elaine Bezerra, de 26 anos, relembra casos, como uma menina que pedalava na ciclovia e se desequilibrou. "O pai, que vinha logo atrás, conseguiu segurá-la pelo braço.

Mas a bicicleta foi parar no meio da avenida". No projeto que atende a Avenida Nossa Senhora de Fátima, a previsão de espaço para ciclistas também deve ser inferior ao recomendado pelo DNIT: 2 metros, exceto nas travessias de pedestres, quando a largura cai para 1,6 metro. Em outros três pontos de cruzamentos a ciclovia também ficará mais estreita,com1,8 metro.

Nestes casos, serão colocadas grades com 1,2 metro de altura para maior proteção do usuário. Em alguns pontos de mão dupla, a ciclovia da Ana Costa conta com gradil. Esta é a solução mais adequada na opinião do engenheiro de transportes Fernando Mac Dowell.

O professor doutor da Universidade Federal do Rio de Janeiro afirma que este tipo de proteção é a melhor alternativa em faixas estreitas, localizadas em canteiros centrais e sem área de refúgio. "A maioria das obras cicloviárias do País não segue os padrões internacionais de segurança, previstos no Highway Capacity Manual (HCM)".

O documento norte americano é uma espécie de parâmetro, com fórmulas e normas técnicas de engenharia. As regras levam em conta o nível de serviço, a quantidade de ciclistas e as características do viário para a elaboração de projetos de rodovias e ciclovias. Ciclista há 50 anos, ex-triatleta e adepto do ciclismo de aventura,Percival Ozores utilizou várias vezes a nova ciclovia e tem uma opinião formada.

"Em alguns trechos há a mureta dividindo o concreto e a grama fronteiriça à avenida. Em outros não há divisão e a grama dá lugar ao concreto, o que induz os pedestres a atravessarem em locais não apropriados. Eu tiraria essa mureta e colocaria grama contínua".

Fonte: A tribuna

0 Response to "Novas ciclovias de Santos têm problemas e geram acidentes"

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mídias Sociais Sportime

Siga-nos no Twitter Siga-nos no Facebook Siga-nos no Orkut Siga-nos no YouTube Siga nosso Feed Siga-nos com FeedBurner Siga-nos no Google Friend Connect Siga-nos no Flickr
Aluguel de Temporada Caldas Novas

    Ciclismo de Estrada

    Postado por Simone Alves em 01/02/2009

    Ciclismo de estrada ou ciclismo em estrada é um tipo de competição esportiva, derivada do ciclismo, disputada em estradas utilizando de bicicletas próprias para este fim que, no Brasil, são conhecidas por Speed...

    ciclismo de estrada

    Ciclismo de Pista

    Postado por Simone Alves em 01/02/2009

    O Ciclismo de pista é um esporte de velocidade que se pratica em pistas especialmente construídas para esta modalidade conhecidas como velódromo...

    ciclismo de pista

    Mountain Bike

    Postado por Simone Alves em 01/02/2009

    Mountain Bike, ou Bicicleta de Montanha, é um tipo de bicicleta usado no Mountain Biking, uma modalidade de ciclismo na qual o objetivo é transpor percursos com diversas irregularidades e obstáculos...

    mtb

    Downhill

    Postado por Simone Alves em 01/02/2009

    Downhill (descida de montanha, traduzido para o portugues), é uma modalidade do Mountain Bike nascida na California, pelos ciclistas hippies da época, para sair da rotina do asfalto...

    downhill

    BMX

    Postado por Simone Alves em 01/02/2009

    BMX (Bicycle MotoX ou ainda bicycle motocross) é uma forma de ciclismo ou de determinado tipo de bicicleta geralmente que fazem o uso de rodas de 20 cm de raio...

    bmx