(Foto: Divulgação/Cláudio Postay)
Para muitos, seria a maior aventura da vida. Mas para o empresário Thiago Mol, de 32 anos, é uma espécie de passeio, uma atividade de lazer a fim de "destravar" o corpo para a temporada que está por vir. Durante quatro dias, entre 2 e 5 janeiro, ele pretende percorrer de bicicleta 15 municípios capixabas, num percurso total de aproximadamente 450 quilômetros. O detalhe: passando longe das estradas convencionais. Pelo caminho, apenas trilhas que, muitas vezes, podem nem existir nos mapas que carregará na mochila.
Thiago é praticante de corrida de aventura e está acostumado a encarar provas que combinam canoagem, rapel, mountain bike, corrida e natação. Algumas com distâncias aparentemente absurdas como 300 quilômetros de canoagem percorridos em três dias, sem intervalo. Tudo isso com as habilidades de um bom navegador, exigindo não só grande resistência, mas também inteligência e concentração para não se perder no meio da rota. E, para começar bem o ano, decidiu se "aquecer" para 2012 dando um "rolé" pelo interior do Espírito Santo.
- É mais para fazer um período de base, para ir pegando ritmo de competição. No primeiro dia, vou pedalar entre Vitória e Marechal Floriano, passando por Cariacica, Viana e Domingos Martins. No segundo, percorro as trilhas de Alfredo Chaves, Vargem Alta e Castelo. No terceiro, parto de Castelo e passo por Conceição do Castelo, Venda Nova do Imigrante e chego a Afonso Cláudio. No quarto, viajo de lá até Vitória, via Itarana, Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina e Serra - conta Thiago Mol.
Mas que ninguém chame o atleta de aventureiro. Segundo ele, o planejamento é a alma do "negócio". Antes de sair por aí pedalando, Thiago Mol pesquisa mapas de todos os locais onde pretende passar. Na verdade, cartas topográficas, onde pode ver no papel não só a localização de vilas, rios e estradas, mas também informações como subidas e descidas.
- Imprimo essas cartas do site do IBGE, monto os mapas e vou navegando. Muitas vezes, as trilhas que estão indicadas ali nem existem mais. Esse é o grande diferencial que dá a navegação. Não é só força, é concentração também. Você é testado pela fome, pelo sono, e une o esforço físico com o mental. Nessas trilhas de bike partirei por volta de 6h30 e chegarei por volta de 17h. Só nas paradas que buscarei já ter uma pousada, um hotelzinho pré-agendado. Mas de resto, como as refeições, é tudo de acordo com o que vamos encontrando. Já passei 8 horas sem água em competições de aventura. No caminho você encontra muita gente que te ajuda. E você vê gente de todo tipo. É uma grande experiência.
Fonte: Globo Esporte
0 Response to "Aquecendo para 2012, Thiago Mol faz 'passeio' de 450 quilômetros"
Postar um comentário