Em seus 24 anos de pedaladas pelas rodovias do Brasil e de alguns países do Mercosul, o ciclista catarinense Janilton Ferreiras, 56 anos, já cruzou por 25 capitais brasileiras e quatro países sul americanos, entre eles Uruguai, Argentina, Paraguai e Bolívia.
Natural de Itajaí/SC, o ‘Ciclista Maluco’, com se auto define, disse que pedalar por meses a fio surgiu como um hobbie e um desafio. “Conhecer o Brasil em cima de duas rodas foi um grande desafio e a maneira que encontrei para conhecer pessoas e culturas diferentes”, disse Janilton.
Em suas andanças pelo Brasil o ‘Ciclista Maluco’ já foi fotografado ao lado de grandes personalidades, seja na área esportiva ou política. Jogadores como Borges (Santos), Miranda (São Paulo), Juan (Flamengo e atualmente no Roma) e Adriano (Corinthians) são alguns dos jogadores em atividades que fazem parte do rico acervo que o ciclista leva junto consigo. Até mesmo o ex-presidente Lula atendeu seu pedido e foi retratado ao seu lado. “Nessa última passagem por Brasília, tirei fotos ao lado dos dep. fed. Popó, Tiririca, Romário, Garotinho, entre outros. Só não consegui tirar fotos com Dilma. Acho que ela não gosta de pobre. Falei com o assessor da presidente e perguntei se ela poderia me conceder a honra de tirar uma foto comigo e o assessor falou que ela não tem tempo para esse tipo de encontro”, comentou o ciclista, enfatizando que Lula é muito mais legal e carismático do que Dilma.
“Aproveito para falar para esse assessor e para a presidente Dilma, que ela foi eleita com os votos dos pobres. Mas quem sabe eu não me encontro com a presidente por uma cidade qualquer do Brasil, no momento em que ela estiver realizando alguma inauguração e aí ela resolva ser mais humilde e atenda meu pedido”, desabafou o ciclista.
Em sua passagem pelo Oeste da Bahia, Janilton fez questão de agradecer o apoio recebido em Barreiras do esportista Quirino, funcionário do departamento de esportes da Prefeitura Municipal e do ‘Chico’, proprietário do ‘Hotel do Chico’, no distrito de Roda Velha, município de São Desidério. São pessoas como essas que me ajudam, me fortalecem e me dão forças para continuar minha viagem pelo Brasil”.
O trajeto da viagem do ‘Ciclista Maluco’, é longo, segue até Salvador, para depois, acompanhando o litoral, ir até João Pessoa/PB, onde rumará pelo interior nordestino até chegar em Belém, capital do Pará. “Lá em Belém vou decidir qual o rumo que vou seguir pedalando”, concluiu Janilton.
Sobre as datas comemorativas como Natal e Ano Novo passadas longe da família, o ciclista diz que são muito tristes e solitárias, mas foi uma opção sua. “Quando falei para meus familiares que iria conhecer o Brasil e o Mercosul utilizando uma bike, recebi total apoio, inclusive, em uma das viagens, tive a companhia da minha mulher”, relatou Janilton, comentando que pretende continuar viajando até os 65 anos de idade.
Fonte: Jornal Nova Fronteira
0 Response to "O hobbie do ‘Ciclista Maluco’ é pedalar pelo Brasil"
Postar um comentário