Diretor da Europcar garante ao Eurosport que Thomas Voeckler quer atacar a Vuelta. Jean-René Bernaudeau aponta a presença no Tour, a aposta nas Clássicas e o desenvolvimento dos jovens talentos como objectivos principais para 2012.
Vida de equipe de segunda divisão não é fácil, sobretudo nesta fase de pré-temporada em que todas as formações procuram fugir aos rigores do Inverno europeu e ganhar ritmo competitivo em destinos mais soalheiros.
Rejeitada na Volta a Omã, a Europcar continua a ter dificuldades em encontrar um lugar nas principais provas de pré-temporada. Se há algumas semanas tinha sido Voeckler a queixar-se das portas fechadas, agora foi a vez de Jean-René Bernaudeau: “São as regras. Não podemos fazer mais do que enviar os pedidos e esperar as respostas. Como não somos do WorldTour só podemos pensar nas corridas imediatas, por agora já fomos recusados na Volta a Omã e isso é uma decepção. O nosso objectivo é o Grande Prémio La Marseillaise”.
À falta de grandes corridas e do ambiente do WorldTour no início da época, o manager da Europcar já olha para o futuro a médio prazo confessando que as Clássicas da Flandres e das Ardenas “podem ser um objectivo, agradam muito ao Thomas Voeckler, ao Pierre Roland e ao Christophe Kern, que já ganhou a Liège-Bastonne-Liège de esperanças em 2002”.
FAZER TOUR E VUELTA É O OBJECTIVO
Mas não se pense que as corridas por etapas ficarão para segundo plano, bem pelo contrário. Depois de este ano ter tido uma prestação colectiva brilhante no Tour, a jovem equipe francesa quer ainda mais.
Voeckler volta a ser a principal aposta, isto depois de um ano em que somou oito vitórias e andou dez dias de amarelo no Tour. O ex-campeão de França quer voltar a ser o melhor ciclista gaulês na prova rainha do calendário… e não só: “Para nós a Vuelta a Espanha é importante, o Thomas Voeckler quer fazer uma grande corrida. Da mesma maneira que pensa no Tirreno-Adriático”, garante Bernaudeau.
Recorde-se que Voeckler nunca correu e Vuelta, já quanto ao Tirreno-Adriático conta apenas com uma participação que se saldou num abandono logo no seu primeiro ano de profissionalismo.
Embora tenha sido o líder quem mais brilhou com as cores da Europcar, há algumas menções honrosas a ter em conta. Pierre Rolland, a quem Voeckler deve uma importante fatia do sucesso no Tour, foi o melhor jovem na corrida francesa e venceu no Alpe d’Huez, enquanto Christophe Kern se sagrou campeão nacional de contra-relógio e conquistou uma etapa de montanha no Criterium Dauphiné.
NOVIDADES PARA 2012
Sem grandes ovos, mas com uma omeleta rica em sabor, a Europcar vai voltar a apostar na formação como principal fonte de recrutamento. O desenvolvimento do talento continuará a ser feito na equipe sub-23 da Vendée, onde o nome de Pierre Henri Lecuisinier se destaca, ou não fosse este adolescente de 18 anos o actual campeão mundial e europeu de estrada no escalão júnior.
Quanto ao plantel principal destacam-se as incorporações do sprinter Matteo Pelucchi (Geox), do especialista em provas de um dia Davide Malacarne (QuickStep), do contra-relogista tunisino Rafaâ Chtioui (Acqua & Sapone), além dos jovens Angelo Tulik (Vendée) e Bjorn Thurau (Team NSP).
Equilibrada, low-profile, mas com bons resultados. A Europcar espera repetir fórmula do sucesso em 2012, isto depois de no final da época passada a equipe ter sido obrigada a reinventar-se com a saída de Pierrick Fedrigo e a perda do estatuto de Pro Team. Sobre esse período conturbado, em que a própria continuidade do projecto esteve ameaçada, Jean-René Bernaudeau reconheceu aoVeloChrono que tentou a contratação de “Chavanel, Hushovd e Pozzato. Queríamos um flandrien (especialista no pavé característico das clássicas da Flandres) para cobrir uma lacuna na equipe, mas preferimos optar por ter um bloco forte. Um atleta a ganhar um milhão de euros cria tensão e o patrocinador, que é quem paga, vai controlá-lo”.
A decisão provou ser acertada e a Europcar espera agora continuar a construir um caminho sólido que lhe reabra as portas do WorldTour.
0 Response to "Bernaudeau: “Voeckler quer fazer grande Vuelta”"
Postar um comentário