Quando Andre Greipel, atualmente na Lotto, resolveu deixar a HTC-Highroad por não tolerar dividir as atenções com Mark Cavendish (Sky) e ser preterido nas grandes voltas, poucos acreditavam no sucesso do alemão em competições de maior porte. Greipel no ano passado sucumbiu nos duelos com Cavendish – venceu uma etapa no Tour de France, mas o ciclista da Ilha de Man conquistou cinco triunfos, porém, a história vem sendo escrita de forma diferente em 2012.
Greipel assegurou sua segunda vitória no Tour
Nesta quinta-feira, Greipel assegurou sua segunda vitória no Tour e comprovou que dê principal ameaça a Cavendish, pode também se tornar alguém que realmente faça frente ao atual campeão mundial. Em Saint-Quentin, o alemão foi o mais forte no sprint final e superou Matthew Goss (GreenEDGE) e JJ Haedo (Saxo Bank). Um prêmio para a equipe Lotto, que vem se mostrando competente nas etapas planas e tem trabalhado com perfeição para Greipel.
Cavendish foi apenas o quinto. Ao contrário das etapas anteriores, teve ao seu dispor um gregário nos metros finais, mas queixou-se de dores no joelho e “abortou” a luta pela vitória. Quem também não se saiu tão bem foi o eslovaco Peter Sagan (Liquigas). Vencedor de duas etapas, ele poderia ter administrado a vantagem na classificação por pontos, mas foi envolvido numa queda a cerca de 2.5 km da meta. Ele ainda segue de verde.
A etapa foi marcada por uma fuga de quatro atletas: Matthieu Lagadnous (FDJ-BigMat), Pablo Urtasun (Euskaltel-Euskadi), Jan Ghyselinck (Cofidis) e Julien Simon (Saur-Sojasun). Os escapados quase obtiveram sucesso na sua empreitada, sendo neutralizados no último quilômetro da prova. Ghyselinck lançou um forte ataque, porém, o trabalho das equipes Lotto, Lampre e GreenEDGE trouxe a decisão para o sprint final.
Nesta sexta-feira, o pelotão chega a 6ª etapa da prova – um percurso de 196.5 km entre Épernay e Metz, que será a última chance para os velocistas nesta primeira semana (nova chance apenas na 13ª etapa). No final de semana, enfim, começam as etapas de montanha, onde deverão ocorrer modificações na classificação geral e os protagonistas ao título irão aparecer.
Etapa
1André Greipel (ALE) Lotto Belisol 4:41:30
2 Matthew Harley Goss (AUS) Orica GreenEdge
3Juan José Haedo (ARG) Saxo Bank
4 Samuel Dumoulin (FRA) Cofidis
5 Mark Cavendish (GBR) Sky
6 Tom Veelers (HOL) Argos-Shimano
7 Oscar Freire Gomez (ESP) Katusha
8 Alessandro Petacchi (ITA) Lampre – ISD
9 Sébastien Hinault (FRA) AG2R La Mondiale
10Yohann Gene (FRA) Team Europcar
Geral
1 Fabian Cancellara (SUI) RadioShack-Nissan 24:45:32
2 Bradley Wiggins (GBR) Sky 0:00:07
3 Sylvain Chavanel (FRA) Omega Pharma-Quickstep
4 Tejay Van Garderen (EUA) BMC 0:00:10
5 Edvald Boasson Hagen (NOR) Sky 0:00:11
6 Denis Menchov (RUS) Katusha 0:00:13
7 Cadel Evans (AUS) BMC 0:00:17
8 Vincenzo Nibali (ITA) Liquigas-Cannondale 0:00:18
9 Ryder Hesjedal (CAN) Garmin
10 Andreas Klöden (ALE) RadioShack-Nissan 0:00:19
Fonte: Prologo
Confira o video da queda:
0 Response to "Tour de France: Greipel arremata mais uma vitória na 5a etapa e Cancellara continua com a amarela"
Postar um comentário