As bicicletas na cor laranja começam a ser disponibilizadas na região da Vila Mariana
São Paulo passou a contar, a partir desta quinta-feira (24 de maio), com o programa Bike Sampa, parceria público-privada idealizada pela Prefeitura de São Paulo, Samba, Serttel e Itaú Unibanco, que prevê o compartilhamento de 3 mil bicicletas disponibilizadas em 300 estações espalhadas por todas as regiões da capital paulista até 2014.
Este ano serão implantadas 100 estações, permitindo o compartilhamento de mil bikes. A partir de terça-feira (29), estarão em funcionamento as 10 primeiras estações, localizadas na região da Vila Mariana.
As bicicletas ficarão disponíveis para a população em estações separadas por até um quilômetro de distância, cujo objetivo é facilitar a integração do ciclista às outras modalidades de transporte público e valorizar a mobilidade urbana e a bicicleta.
O projetoBike Sampa conta com a consultoria técnica do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento), entidade que realiza estudos de políticas públicas há 40 anos e é considerada uma das instituições de pesquisa mais influentes do mundo. A instituição será responsável pelo mapeamento de rotas mais adequadas para ciclistas, análise detalhada de cada região abrangida pelo Bike Sampa, monitoramento de dados, entre outras ações.
Informativo com instruções na estação Cinemateca
As bicicletas, na cor laranja, estarão à disposição dos usuários todos os dias da semana, de 6h às 22h. Para usar o sistema compartilhado, é preciso preencher um cadastro pela internet (www.bikesampa.com).
A bicicleta pode ser usada por 30 minutos ininterruptos e quantas vezes por dia o usuário desejar. Para isto, basta que, após esta meia-hora, o ciclista estacione o equipamento em qualquer estação por um intervalo de 15 minutos. Para continuar utilizando a bicicleta, sem fazer pausa, serão cobrados R$ 5 por cada 30 minutos subsequentes.
As estações funcionarão alimentadas por energia solar e serão interligadas por sistema de comunicação sem fio, via rede GSM e 3G, permitindo que estejam conectadas com a Central de Controle Samba 24 horas por dia. A central irá monitorar, em tempo real, toda a operação do sistema, garantindo a melhor distribuição das bicicletas, e realizará atendimento dos usuários via celularecallcenter.
O projeto também conta com oficina de manutenção para montagem e recuperação dos equipamentos e veículos especiais para distribuição das bicicletas. Para destravar a bicicleta, o usuário terá que ligar do telefone celular ou solicitar pelo aplicativo para smartphones.
As bicicletas, desenvolvidas pela Samba Transportes Sustentáveis, têm fabricação 100% nacional, pesam em torno de 16 quilos, possuem quadro em alumínio com design diferenciado, três e seis marchas, selins com altura regulável, guidão emborrachado, acessórios de sinalização e sistema de identificação e trava eletrônica.
O Bike Sampa é uma iniciativa semelhante ao bem-sucedido Bike Rio, que começou no fim de 2011 na capital carioca e já conta com cerca de 70 mil usuários cadastrados e mais de 600 mil viagens já realizadas, uma média superior a quatro mil por dia.














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