A prova de curta distância - 750 metros de natação, 20 quilômetros de ciclismo e cinco quilômetros de corrida, metade do percurso olímpico – é um dos principais eventos da modalidade, pois além de contar pontos para o ranking, serve de classificatória para o mundial da categoria.
Entre os triatletas mais aguardados estão o cearense Wesley Matos, o paraense Danilo Pimentel e o brasiliense Rafael Fonseca, que integram o time brasileiro em provas rápidas. Já Santa Catarina deve ser representada por uma nova e bastante competitiva geração de atletas especialistas em curtas distâncias: Priscila Rocha, de Balneário Camboriú, Lucas Helal, de Florianópolis, Edmilson Pereira, de Blumenau e Mateus Ghiggi de Itajaí são as esperanças de medalhas para o estado.
Para a presidente da Federação de Triathlon de Santa Catarina (Fetrisc), Naida dos Santos Freitas, a disputa será eletrizante. “A competição de curta distância é uma prova bem específica, pois pede muito mais velocidade e explosão do que resistência. Os atletas de elite imprimem um ritmo forte e completam o percurso em apenas uma hora”, explica.
Segundo Marcus Israel, secretário de Turismo, Esporte e Cultura de Garopaba, “é muito importante para a cidade e para o esporte catarinense receber um evento de nível nacional como a Copa Brasil. Além de mostrar a capacidade turística de Garopaba, na recepção dos atletas e apoio aos organizadores, a competição ajuda a desenvolver a modalidade por aqui”, destaca. Essa é a vigésima vez que a cidade recebe a competição, tão tradicional na região e entre os competidores que passou a fazer parte do calendário do Garopaba Sem Stress, projeto de verão promovido pela Prefeitura Municipal.
A prova distribuirá cinco mil reais de premiação em dinheiro aos cinco primeiros colocados. O delegado técnico será Rodrigo Milazzo da Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri) e a organização é da Fetrisc. As inscrições estão abertas até dia 28 deste mês e devem ser feitas pelo site da Confederação (www.cbtri.org.br).
A 2ª Etapa da Copa Brasil já está marcada para 24 de março, em Aracaju, no Sergipe. Depois a competição segue para o Amazonas, Mato Grosso e para o Paraná. A cidade de Salvador, na Bahia, fecha a sexta e última etapa, em novembro.
0 Response to "Garopaba abre o circuito da Copa Brasil de Sprint Triathlon 2012"
Postar um comentário