
A preocupação social e principalmente o auxílio às comunidades carentes sempre foram ações visadas pela Shimano, líder mundial em componentes para bike. A marca, que hoje conta com escritório em 21 países, acredita que a inclusão social por meio de uma nova profissão, a de mecânico de bicicletas, por exemplo, é uma ação importante para as operações no Brasil. Além disso, a Shimano também promove o ciclismo em comunidades carentes como forma de transporte alternativo.
Para isso, uma tenda montada pela Shimano contou profissionais da marca, que junto com LM Bike, doaram componentes, aros, pneus e câmeras de roda para o reparo gratuito das bicicletas. Os participantes também receberam orientações sobre oportunidades de trabalho relacionadas à bicicleta com João Magalhães, gerente de marketing da Shimano.
“Essa é uma ação social importante, pois ajuda a aproximar crianças e jovens de origem mais humilde do universo da bicicleta, seja ensinando noções sobre a mecânica básica visando o futuro (uma vez que o mercado está em expansão), ou no contato com o esporte e estilo de vida”, comentou. O Pedala Zezinho em outra atividade no dia cinco de novembro, realizada no Bike Park Cancioneiro, na Vila Olímpia (SP), ofereceu ainda às crianças e jovens uma aula de ciclismo BMX e cidadania com Max Meirelles, fundador-presidente da Associação Esportiva SPX.
Outro projeto social realizado recentemente pela Shimano foi o Circuito de Favelas do Rio de Janeiro. A competição aconteceu no dia 20 de novembro, na comunidade do Morro dos Macacos. Os atletas participantes percorreram trilhas, becos e estradas de terra por todos os arredores da comunidade. Após a prova, os profissionais da Shimano, Ronaldo Huhm e Pierre Couto, ofereceram um curso básico gratuito de mecânico para meninos e jovens moradores locais.
Durante os dias do curso, 12 garotos assistiram a vídeos sobre ciclismo, participaram de aulas práticas e visitaram junto com os profissionais da Shimano a loja especializada em bicicleta, Special Adventure, em Botafogo. “Os alunos perceberam o mercado que havia fora da favela, isto nos gerou uma grande felicidade, pois após dias lutando e trabalhando para criar um ideal na cabeça deles, observamos que eles realmente entenderam que a bicicleta é muito mais que um meio de lazer”, afirmou Pierre Couto, marketing Shimano.
Essa é a segunda vez que a Shimano promove o curso de mecânicos em comunidades do Rio de Janeiro. Na primeira edição do curso, no Morro do Turano, dos 18 meninos que participaram das aulas, cinco conseguiram emprego em lojas cariocas como mecânico de bicicleta.
A marca japonesa vai participar de outras atividades de cunho social no ano de 2012, além de manter o apoio ao projeto Pedala Zezinho.
http://bike.shimano.com.br
0 Response to "Shimano apoia dois projetos sociais para promover o ciclismo no Brasil"
Postar um comentário