Escolher a bicicleta certa, ou seja, aquela que atenda aos seus objetivos, não é das tarefas mais fáceis. Primeiro, porque você tem de ter claro por que quer comprar uma bike, onde pretende usá-la e com que frequência. O uso que vai fazer dela é o ponto-chave na escolha do modelo a ser comprado. Tente listar para que propósitos ela vai servi-lo: para entrar em forma? Para viajar? Para desbravar um lugar cheio de lama e buracos? Se só vai usar a magrela muito de vez em quando e para dar umas voltas no quarteirão, não perca o seu tempo tentando comprar uma top de linha ou uma caríssima. A menos, claro, que tenha dinheiro sobrando e queira se dar esse presente. Atletas profissionais e gente que está treinando duro para se tornar um geralmente pensam diferente daqueles que só usam a magrela para recreação. Essa gente costuma investir pesado em uma bicicleta com os melhores componentes porque isso pode significar a diferença entre a vitória e a derrota em um campeonato. Júlio Paterlini, ciclista e dono da loja Paterline Bike, que fica em Santos, SP, explica os usos das bicicletas mais comuns: "As comfort são mais leves e confortáveis e são utilizadas basicamente para o lazer, por exemplo, um passeio no parque ou na cidade. A mountain bike, por ser mais robusta e pesada, é indicada para programas mais radicais, como encarar uma trilha de terra, mas pode ser usada até para competição. Já a de estrada, também conhecida como speed, é para competição em pistas, locais pavimentados com asfalto ou simplesmente para treinar", diz.
CUSTO X COMPONENTES
O custo de uma bicicleta está ligado fundamentalmente ao material com o qual o quadro é feito e aos componentes com os quais ela vem equipada. Fique atento a três deles: rodas, quadro e pedivela. Eles permitem que o desenvolvimento da magrela seja ampliado, já que sofrem o impacto da transferência da força do corpo, respondendo em velocidade. "Esses itens determinam não só a qualidade, como também a segurança que a bike proporciona", lembra Paterlini. Se você entrou em uma loja e ficou entre dois modelos semelhantes, escolha a que tiver as melhores rodas. As mais high-tech são as mais leves. Não esqueça disso.
ESCOLHA UMA PARA O SEU TAMANHO
Não importa que tipo de bike você vai comprar. Assegure-se de que ela "serve" em você. Por mais estranho que possa parecer, não é em toda bicicleta que você se sentirá confortável e estará seguro. Mais do que isso. Pedalar em uma pequena demais, por exemplo, o fará se sentir quase que apertado. Em uma exageradamente grande, você se sentirá desequilibrado e pode até se machucar. O tamanho de uma bike geralmente é medido pela dimensão do quadro (veja figura ao lado). O que determina o tamanho de quadro que vai servir a você é a altura do seu cavalo. Para saber quanto ele mede, fique contra uma parede e faça uma marca na virilha. Tire a medida com uma fita métrica.
Na tabela ao lado, os tamanhos de bike recomendados a você. Atenção: os quadros das mountain bikes são medidos em polegadas (inch, em inglês) e os da speed, em centímetros. Ainda que ele dê uma boa orientada sobre a dimensão da bike que serve a você, nada melhor do que um "test drive". Só assim terá certeza de que de fato você se sente bem nela.
Depois de escolhido o seu tamanho de bicicleta, ainda são precisos alguns ajustes finos, por exemplo, a altura do selim etc. Chamado de bike fit, ele permite que ela fique totalmente regulada para você e pronta para rodar por aí.
O quadro, aliás, é o coração dessa máquina. O design, o material com o qual é feito e os ângulos que forma (a chamada geometria) faz toda a diferença entre um passeio gostoso, por exemplo, e um que será duro terminar. Procure tirar todas as suas dúvidas com o vendedor sobre a geometria da bike que pretende comprar. É ela que interfere na experiência de pedalar que terá depois.
VEJA, ABAIXO, OUTROS ITENS QUE DEVEM SER LEVADOS EM CONTA DE ACORDO COM QUANTO PRETENDE INVESTIR.
COFRE COM ATÉ R$ 1 500
Para Herbert Polízio, sócio-proprietário da Fast Runner, em São Paulo, não é tão fácil encontrar uma bike até esse valor, a não ser se procura uma comfort. Depois de checar se o quadro, rodas e o pedivela não o deixarão na mão, o passo seguinte é verificar o sistema de câmbio. Ele não só deve permitir que ganhe velocidade, mas ajudá-lo a enfrentar sem muito drama um obstáculo, como uma subida íngreme. Por isso, é importante que sejam precisos, mesmo em condições extremas, caso da lama e da chuva. Se você não compete provas de MTB, situação para a qual a precisão do câmbio é fundamental, com certeza conseguirá economizar, e muito. "As mountain bike que você encontra com esse valor, por exemplo, têm 24 marchas", diz Polízio.
COFRE COM ENTRE R$ 1 501 E R$ 6 000
Mesmo que tenha mais para gastar, continue atento ao sistema de câmbio. Se busca uma comfort, procure uma que lhe garanta mais rendimento. Se a ideia é comprar uma mountain bike, escolha uma cuja suspensão seja a ar/óleo, o que garante mais leveza ao equipamento, inúmeras possibilidades de regulagem (a suspensão pode ficar mais macia ou rígida, portanto você poderá encarar os mais diversos tipos de terreno) e mais anos de vida à sua bike. Se for investir em uma bicicleta de estrada, procure uma com triângulo traseiro e o garfo (da suspensão) feitos de fibra de carbono, material mais leve.
Vale ressaltar que a partir desse valor de investimento, o material com que a bike e seus componentes são feitos passa a ser um importante diferencial entre elas. Os mais caros são a fibra de carbono, levíssimo e o mais resistente dos materiais, e o titânio, também superleve e praticamente imune a corrosão.
COFRE COM MAIS DE R$ 6 000
O interessante aqui é que comece a comparar quanto de cada bike é feito de fibra de carbono. "Nessa faixa de preço, o que diferencia um equipamento do outro é a sua leveza e a durabilidade, o que nos leva, mais uma vez, à fibra de carbono", comenta Polízio. Segundo ele, deve-se estar atento se a espiga do garfo é confeccionada com esse material. Nessa faixa de preço, a qualidade da fibra de carbono também é um item a ser considerado, por isso, um diferencial
entre diferentes magrelas.
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