
A competição reúne esportes olímpicos, já acostumados a integrar uma missão do COB. Por outro lado, os Jogos Sul-americanos de Praia foram uma oportunidade de esportes que não fazem do programa olímpico participarem de uma competição com a chancela do Comitê Olímpico Internacional (COI).
"Os Jogos Sul-americanos de Praia são uma competição de caráter inovador e que integra a juventude em torno do esporte. Conviver com o ambiente olímpico é excelente para abrir portas para o futuro dessas modalidades", explicou Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB e da ODESUR.
O evento exigirá um planejamento especial por parte do COB, já que algumas modalidades são adaptadas para a praia e outras, como o surfe, não fazem parte do trabalho diário da entidade. Já para modalidades como triathlon, vôlei de praia, vela e maratona aquática, a competição faz parte da preparação para os Jogos Olímpicos de Londres 2012. "O objetivo é fazer com que os atletas tenham cada vez mais experiências internacionais.
O Brasil é uma referência esportiva no continente. O COB está trabalhando em prol do esporte brasileiro, então dará todo o suporte, com a mesma qualidade dada em todas as missões organizadas pela entidade. Mesmo acostumados a competir internacionalmente, integrar uma missão brasileira é diferente e isso é fundamental para a formação desses atletas", avaliou a Chefe de Missão Brasileira Adriana Behar.
Atleta que brilhou nas areias do vôlei praia, modalidade pela qual conquistou duas medalhas olímpicas e diversos títulos internacionais, Adriana Behar considera fundamental a participação em eventos desse porte para a inclusão de novas modalidades no Programa Olímpico. "É muito interessante ter modalidades novas participando de competições desse tipo.
A oportunidade de estarem inseridas no Movimento Olímpico será uma experiência extremamente valiosa para essas modalidades. Os Jogos Sul-americanos de Praia seguem uma tendência atual de aumento de esportes de praia e abrem um novo nicho de competição. São esportes que têm muito apelo para os jovens e atraem muito público. O vôlei de praia começou pequeno e hoje é um dos mais populares dos Jogos Olímpicos", destacou Behar.
Em Manta, competições de rúgbi, futebol, handebol e vôlei serão disputadas em uma arena especialmente construída para o evento, com capacidade para cinco mil pessoas, na praia de El Murciélago. As provas de maratona aquática, vela, triatlo e esqui serão realizadas no Iate Clube. Já o surfe terá a Praia de San Mateo como cenário. Serão 10 países participantes (Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Chile, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela) e cerca de 1000 atletas.
O triathlon na competição
A competição será disputada por uma equipe mista de cada país sulamericano no sistema de “Team Relay”. Cada atleta deverá cumprir um triathlon completo nas distâncias de 250 metros de natação, 6600 metros de ciclismo e 1600 metros de corrida.
Estarão em disputa três medalhas. Medalha para mulheres: Igual ao somatório do tempo das duas mulheres da equipe. Medalha para homens: Igual ao somatório do tempo dos dois homens da equipe. Medalha para equipe: Para a primeira equipe a completar o revezamento.
0 Response to "Triathlon brasileiro em ação nos Jogos Sul-americanos de Praia"
Postar um comentário