
Ciclismo de rua é praticado por amadores e profissionai |
O ciclismo ganhou ares de modalidade esportiva em meados do século XIX, na Inglaterra, quando as disputas passaram a acontecer em recintos fechados com pistas de madeira que receberam o nome de velódromo. O aperfeiçoamento do veículo foi possibilitando aos corredores conquistarem maiores velocidades e em 1865 já existiam entusiastas do esporte.
Vinte anos depois, em 1885, com a difusão do esporte pela Europa, fundou-se na França a União Ciclística Internacional e então, desde a primeira Olimpíada da época moderna, em Atenas, o ciclismo já fazia parte dos Jogos Olímpicos. No Brasil, o esporte já vinha sendo considerado o esporte da moda, principalmente em São Paulo, no final do século XIX. Em 1925 surgiu a Federação Paulista de Ciclismo. Logo depois, em 1938, acontecia em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, o primeiro campeonato brasileiro da modalidade. É possível dividir o ciclismo em quatro modalidades: Montain Bike, BMX Estrada e Pista.
No ciclismo de pista as provas são realizadas no velódromo conforme as normas da UCI (União Ciclística Internacional). A pista deve ter formato oval com curvas inclinadas que variam de 35 a 35 graus e extensão de 180 a 500 metros. Ainda como antigamente, as mais indicadas são as pistas de madeira, mas também existem as de cimento. A modalidade ainda subdivide-se em várias categorias: Velocidade 200 metros, Velocidade por equipes, Perseguição individual, Perseguição por equipe, Prova por pontos, Keirin e Madison.
No ciclismo de estrada usa-se a bicicleta speed que são mais leves que as convencionais e tem a arquitetura mais aerodinâmica. Nessa modalidade existem dois tipos de competição: Contra o relógio e Estrada.
A modalidade Montain Bike é a que traz mais variações aos competidores que têm como objetivo atravessar percursos com diversas irregularidades e obstáculos. Envolve resistência, destreza e auto-suficiência. Entre os tipos de competição estão o Cross-Country (ou XCO), o Downhill (ou DH), Freeride, 4X e Enduro de
Regularidade.
Na modalidade BMX, que chama a atenção entre os amantes dos esportes radicais, também há subdivisões: Racing, Freestyle, Dirt Jumping, Vertical, Street, Park e Flatland.
A Tour de France é uma das provas de ciclismo mais famosa do mundo. Na modalidade estrada, foi realizada pela primeira vez em 1903. Nessa corrida de três semanas, os competidores disputam fases diárias com distâncias de até 260 km, pedalando pela França, Alpes e Pirineus. Na edição 2011, que aconteceu em setembro passado, quem conquistou o primeiro lugar foi o australiano Cadel Evans, o primeiro da sua nacionalidade a receber o título da mais importante prova do ciclismo mundial.
Já a corrida de um dia mais longa do mundo é a Lotoja, que percorre 332 km de Logan, Utah, até Jackson, Wyoming, nos Estados Unidos.
No Brasil, o ciclismo é administrado pela Confederação Brasileira de Ciclismo e pelas Federações de suas respectivas cidades, como por exemplo a Federação Paulista de ciclismo.
Para os Jogos Olímpicos de 2012 o Brasil já tem reservadas quatro vagas: três no ciclismo masculino de estrada e uma na prova masculina de contrarelógio. No último Panamericano, que aconteceu em Guadalajara, no México, 20 atletas brasileiros competiram na modalidade. Entre eles Armando Camargo – sexta colocação na modalidade Pista Perseguição por Equipe, Flavio Cipriano – oitavo colocado na modalidade Pista Velocidade Individual e Janildes Fernandes – sétima colocada na modalidade Pista Perseguição por Equipe.
0 Response to "Pratique ciclismo e transforme o ato de pedalar uma aventura"
Postar um comentário