“É com muito orgulho que estamos fazendo a Copa Light de Ciclismo no seu quarto ano. Quando idealizamos a prova inovamos no circuito, levando uma competição ao Centro da Cidade e, assim, valorizando o Rio Antigo, que, hoje, dois anos depois, passou a ser uma das prioridades da Prefeitura, e também inovamos na inclusão de todas as categorias. Além da prova feminina, a Copa Light de Ciclismo foi a primeira competição do Brasil que aderiu a Campanha de acessibilidade da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e abriu as inscrições para atletas paraolímpicos”, afirma Luisa Jucá, idealizadora e organizadora da prova.
Atletas amadores, de elite e paraciclistas dividirão os 4km de percurso, com largada e chegada no monumento a Zumbi dos Palmares, na Avenida Presidente Vargas. A expectativa é que cerca de 300 atletas estejam presentes nos dos dias de evento. O Prefeito Eduardo Paes elogia a escolha do percurso e ressalta que o Rio está de braço abertos para receber os atletas:
“Mais uma vez a Cidade Maravilhosa será palco de um dos eventos esportivos mais charmosos do mundo. E o cenário da quarta edição da Copa Light de Ciclismo não poderia ser mais emblemático: a Avenida Presidente Vargas. É um orgulho para a prefeitura, que tanto tem investido na recuperação da região central da cidade, receber os mais de 300 ciclistas da competição nesta que é uma das avenidas mais importantes do Rio. Sejam todos bem-vindos”, afirma o prefeito.
Assim como em 2010, a Copa Light está no calendário da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) como uma das disputas mais importantes. Com supervisão técnica da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj), a competição pontua para o ranking nacional entre o 1º e 15º lugaresde cada categoria. Desta maneira, entra no somatório de pontos da classificação para as Olimpíadas de Londres 2012.
O campeonato acontecerá em duas provas: uma Contra-Relógio Individual (CRI) - em que cada competidor corre contra o tempo sozinho, tentando terminar o percurso o mais rápido possível - e uma Prova de Estrada/Circuito - na qual os ciclistas largam juntos e vence quem for mais rápido em sua categoria.
Na sexta-feira antes da prova, dia 11, os atletas participarão do simpósio técnico no Hotel Mar Palace, em Copacabana, onde irão conhecer os detalhes do percurso e receber o kit da prova e o chip de cronometragem. No sábado, os atletas de contra-relógio duelam pelo melhor tempo a partir das 14h30, e no domingo as disputas começam pela manhã, com a primeira largada às 8h.
A Copa Light de Ciclismo 2011 tem o apoio da Prefeitura do Rio e do MetrôRio. Organizada pela Conexão e patrocinada pela Light desde a primeira edição, em 2008, a prova terá uma premiação total de R$ 28 mil.
“A Copa Light de Ciclismo é um dos eventos que mobiliza a nossa cidade. Não há limite de idade. No dia a dia temos poucas oportunidades de curtir o Centro do Rio e a Copa Light é uma ótima oportunidade. Gente de toda parte movimentando a cidade, a Light não poderia estar de fora. Um outro fator motivador do patrocínio da Light é o empenho e a determinação contagiantes da Luiza Jucá, responsável pelo enorme sucesso da Copa de Ciclismo”, ressalta Paulo Ribeiro, diretor Institucional e de Novos Negócios da Light.
As inscrições devem ser feitas através dos sites www.fecierj.org.br até o dia 9 de novembro.
PROGRAMAÇÃO
11 de novembro, sexta-feira
19h: Simpósio técnico
Hotel Mar Palace (na Avenida Nossa Senhora de Copacabana 522)
12 de novembro, sábado
14h30: Prova Contra-Relógio
Monumento a Zumbi dos Palmares
13 de novembro, Domingo
8h: Prova de Estrada / Circuito
Monumento a Zumbi dos Palmares
0 Response to "Copa Light de Cliclismo 2011 reunirá mais de 300 bicicletas no Centro do Rio"
Postar um comentário