O Brasil conseguiu 24 vagas para Londres e aumentou assim sua equipe aos Jogos do ano que vem para 103 atletas. Em Guadalajara, a delegação canarinho obteve classificação para outras seis modalidades: pentatlo moderno (Yane Marques); handebol feminino (14 jogadoras); equipe de Concurso Completo de Equitação (CCE) com cinco atletas (quatro titulares e um reserva); triatlo masculino (Reinaldo Colucci); canoagem (Erlon Souza e Ronilson Oliveira no C2 1000 metros); e saltos ornamentais (Cesar Castro no trampolim de 3 metros).
Esta última ainda precisa de homolagação da Fina, mas Cesar Castro deve se garantir, pois a vaga pertence ao país, e como o México fez dobradinha na prova no Pan, ele deve ir à Inglaterra.
"Nossa prioridade aqui (em Guadalajara) era conquistar vagas para os Jogos Olímpicos e, com os resultados obtidos, o Brasil já conta com um total de 103 atletas de 13 esportes garantidos em Londres. O desafio agora é classificar mais atletas nos torneios qualificatórios que virão pela frente", afirmou o superintendente executivo de esportes do COB, Marcus Vinícius Freire, em entrevista neste domingo.
Antes, o Brasil já estava garantido com 73 atletas em nove modalidades: basquete masculino e feminino (24 atletas, 12 para cada sexo); boxe (Everton Lopes até 64 kg, Esquiva Falcão até 75 kg, e Róbson Conceição até 60 kg; ciclismo (1 para estrada masculino); futebol masculino e feminino (36 atletas, 18 para cada sexo); ginástica artística (Diego Hypólito no solo e Arthur Zanetti nas argolas); hipismo, saltos (equipe com cinco atletas - quatro titulares e um reserva); natação (revezamento 4x100m masculino e Poliana Okimoto na maratona aquática); taekwondô (Diogo Silva até 68kg); e tiro esportivo (Ana Luiza Ferrão Mello na pistola 25m e Felipe Fuzaro na fossa olímpica double).
Outras ótimas chances, porém, foram desperdiçadas, casos do hipismo - adestramento - quando terminou em quinto lugar por equipes, mas apenas os quatro primeiros se garantiriam; e do handebol masculino, que perdeu na final para a Argentina e não foi tricampeão pan-americano.
Veja abaixo como estão distribuídas as 103 vagas garantidas até agora para Londres-2012:
Classificação obtida nos Jogos Pan-Americanos e o número de atletas
Canoagem - 2
Handebol feminino - 14
Hipismo, CCE - 5
Pentatlo moderno - 1
Saltos ornamentais - 1*
Triatlo - 1
* Cesar Castro ainda espera homolagação da Fina para a vaga no trampolim de 3 metros
Classificação garantida antes de Guadalajara e o número de atletas
Basquete - 24 (12 masculino e 12 feminino)
Boxe - 3
Ciclismo - 1
Futebol - 36 (18 masculino e 18 feminino)
Ginástica artística - 2
Hipismo, saltos - 5
Natação - 5 (revezamento 4x100m e maratona aquática feminina)
Taekwondô - 1
Tiro esportivo - 2
0 Response to "Pan-americano: Brasil conquista mais 24 vagas para Londres-2012, e delegação já tem 103 atletas"
Postar um comentário