Em uma prova emocionante, definida no sprint final, o sergipano Breno Morais Santos conquistou a medalha de ouro no ciclismo estrada masculino, na manhã deste sábado, dia 10, em João Pessoa (PB). Ele completou os 27 km do percurso montado na Avenida Hilton Sotomaior em 49min10s, tempo idêntico dos quatro primeiros colocados.
Breno, que estuda no Colégio Estadual Professor Joaquim Vieira, em Aracaju, recebeu a bandeirada final do medalhista pan-americano Luciano Pagliarini, Embaixador das Olimpíadas Escolares 2011, para atletas de 12 a 14 anos. "Um dia ainda pretendo chegar ao nível dele. Meu sonho é disputar os Jogos Olímpicos e a Volta da França, mas para isso ainda falta muito. Por enquanto, sonho em disputar a Volta do Futuro, que acontecerá em fevereiro, no Rio de Janeiro, e reunirá atletas de 12 a 15 anos", afirmou.
O jovem de 14 anos pratica o esporte há apenas um ano, por influência dos pais, que viram que o garoto tinha um talento natural e compraram uma bicicleta profissional. Na sua primeira grande competição, a Copa Norte-Nordeste deste ano, que aconteceu em Aracaju, foi campeão. Por causa do esporte, Breno conheceu, além da capital paraibana, Salvador e Maceió.
Emocionado, o técnico Wagner Fácion, de 45 anos e 32 de ciclismo, não escondeu a emoção. Quando viu que o seu pupilo ficou em primeiro lugar chorou como uma criança. "Foi muito emocionante. Esperava que ele chegasse ao pódio porque é um atleta muito forte e dedicado. Mas a nossa realidade é diferente de outros estados. A nossa seletiva contou com 11 atletas, enquanto São Paulo, por exemplo, tinha 600 inscritos", afirmou.
A prova contou com 32 atletas de 17 estados. O catarinense Erick Eduardo Bruske, do Colégio Metropolitano, conquistou a medalha de prata, enquanto Fabio Pereira Dalamaria, do Colégio Estadual Bom Pastor, levou o bronze. Irmão de Breno, o jovem Breno Morais Santos, de apenas 12 anos, foi o 16º colocado.
Convidado de honra do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Luciano Pagliarini, atleta que já disputou duas edições dos Jogos Olímpicos, a Volta da França, da Itália e da Espanha, e conquistou 15 títulos brasileiros, ficou impressionado com o empenho dos garotos. "É uma emoção grande estar aqui, um orgulho. Comecei no ciclismo com mais ou menos a idade deles e não esperava chegar onde cheguei. Morei 12 anos na Europa, conquistei diversos títulos. Todos esses garotos e garotas têm condições de alcançar muito mais do que eu, com muito esforço é claro", afirmou o embaixador.
As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizadas pelo Ministério do Esporte, com a direção técnica das Confederações Brasileiras Olímpicas e apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa e do Governo do Estado da Paraíba.
0 Response to "Olimpíadas Escolares: Sergipano vence prova de estrada masculina e recebe bandeirada de Luciano Pagliarini"
Postar um comentário