Acuada após a grande repercussão da reportagem do programa Histórias do Esporte, da ESPN Brasil, revelando uma lista com nomes de atletas brasileiros flagrados em exames antidoping desde 2009, a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), acusada de omissão no caso, mudou sua versão inicial por meio de um comunicado oficial.
No texto, assinado pelo presidente em exercício da CBC, Paulo Shmitt, e publicado na página da entidade na internet, a CBC se diz “surpreendida nos últimos dois dias com matérias veiculadas por parte da imprensa com afirmações inverídicas sobre a postura da entidade frente a casos de doping”.
O comunicado ainda diz: “preciso registrar que todas, isso mesmo, TODAS as decisões ou atos processuais relativos a matéria disciplinar, inclusive de doping, estão publicadas aonde deveriam estar, ou seja no link do STJD na página da CBC na internet”.
Entretanto, segundo a Folha de S.Paulo, o presidente da CBC, José Luiz Vasconcellos, que está em um congresso na Colômbia, enviou um e-mail ao jornal na última quarta-feira justificando a não divulgação dos nomes dos atletas flagrados no doping.
“Entendemos que a publicação é um assunto pessoal do atleta e da equipe. No site da UCI (União Ciclística Internacional) não há divulgação de atleta penalizado em qualquer parte do mundo. Só cumprimos procedimentos conforme os regulamentos”, escreveu o dirigente ao jornal.
Entretanto, não punir nem divulgar punições fere o código da Agência Mundial Antidoping (Wada), entidade da qual o Brasil é um dos signatários. O caso poderá até ser encaminhado à Corte Arbitral do Esporte (CAS).
Segundo informações publicadas pelos jornais Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo durante esta semana, repercutindo as reportagens da ESPN Brasil, a CBC seria suspeita de acobertar os dados para não correr o risco de perder o apoio de seu principal patrocinador desde 2009, o Banco do Brasil. Por meio de sua assessoria de imprensa, o banco informou que o contrato com a entidade está sob análise e que, atualmente, não há vínculo em vigência.
Entenda o caso
Nesta semana, os canais ESPN apresentaram com exclusividade, por meio da equipe do programa Histórias do Esporte, uma lista de ciclistas flagrados por doping, entre 2009 e 2011, que não tiveram seus nomes revelados pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). A informação foi passada à reportagem pela União Ciclística Internacional (UCI), por meio da assessoria de imprensa da entidade.
Na manhã desta sexta-feira, Enrico Carpani, assessor da entidade, que tem sede na Suíça, enviou um comunicado oficial corrigindo algumas informações, apresentadas na primeira lista.
A equipe de reportagem dos canais ESPN ressalta que a informação divulgada pela emissora foi passada pela própria entidade.
Fonte: ESPN
0 Response to "Em nota oficial, CBC muda versão e diz que puniu atletas flagrados no doping"
Postar um comentário