Heriberto foi campeão da categoria elite nacional.
A equipe de Pindamonhangaba, aliás, dominou a prova de ponta a ponta. Com dois representantes de Parnamirim, um uruguaio e um baiano, o time puxou o pilotão desde a primeira volta. Porém, a preocupação no público bateu logo no início do circuito, porque o nome mais esperado, o parnamirinense Roberto
Pinheiro teve que deixar a prova ainda no início do percurso. Um pneu da bicicleta do pentacampeão da prova furou e ele ficou sem chances de conquistar a vitória.
Porém, o seu conterrâneo Heriberto alternou na primeira colocação com o uruguaio Hector Aguilar, em que um ficou pegando o vácuo do outro, para garantirem o título para Pindamonhangaba. No final, Heriberto garantiu o quinto título consecutivo para Parnamirim do evento nacional, que vale como nível máximo no ranking nacional. O segundo pilotão foi puxado pelo baiano Flávio Cardoso, também da equipe de Pindamonhangaba, que ficou com a terceira posição. Completaram o pódio o cearense Antônio Nascimento, que representa Santos-SP e o paraense Geraldo da Silva, que compete pela equipe
de Americana-SP.
Heriberto comemorou bastante o título e diz que a sua cidade natal influenciou na vitória. "É um dos momentos mais importantes da minha carreira, pois conquistar um título desses no meu estado é momento
inesquecível. Acho que ter descido no avião em Parnamirim pode ter abastecido minhas energias para vencer essa prova tão importante", brincou o atleta, que dedicou a vitória a toda sua equipe. "Fizemos um trabalho de equipe muito bom. Eu e o Hector soubemos nos manter na liderança e o Flávio ditou o ritmo do pilotão, para que ninguém ameaçasse a gente. Só não foi perfeito porque o Betinho não completou a prova, mas toda a nossa premiação em dinheiro vai ser dividida igualmente entre os quatro", lembrou o atleta.
Parnamirim nas Olimpíadas?
A qualidade técnica apresentada pelos dois destaques potiguares no ciclismo faz com que se crie uma grande expectativa para que a cidade de Parnamirim seja representada nos Jogos Olímpicos de 2012. Tanto Roberto Pinheiro, como Heriberto da Silva, estão entre os melhores do ranking nacional e, por isso,
esperam ser convocados.
"A chance de Parnamirim ter um atleta na Seleção Brasileira de Ciclismo nas Olimpíadas é muito grande. A minha equipe sempre é representada na Seleção. Então, temos que manter o ritmo para alcançar esse objetivo", comentou Roberto Pinheiro, o Betinho, antes do início da prova em Mossoró.
Janildes é soberana entre as mulheres
O currículo de Janildes Fernandes é de impressionar. Campeã brasileira, da Copa América e de outras provas internacionais, a atleta, que nasceu em Goiás e representa São José dos Campos-SP, entrou como favorita na elite feminina. A estreante na Prova Governador Dix-Sept Rosado nem se incomodou
com o sol escaldante de Mossoró, em pleno meio-dia, e dominou todo o percurso.
A paulista Cristiane Ferreira e a paraibana Danilas Ferreira tentaram incomodar a goiana no sprint final, mas Janildes realmente cruzou a linha de chegada na primeira colocação. "Essa vitória é muito importante para que eu termine o ano como líder do ranking nacional. Eu também adorei Mossoró e a organização dessa prova. Espero voltar nas próximas edições", disse Janildes.
A grande surpresa da categoria foi a mossoroense Alice Melo. Com apenas 15 anos, a atleta, que está apenas começando no ciclismo e tem um equipamento bem abaixo da média, terminou a prova sexta colocação e superou diversas profissionais oriundas de várias partes do Brasil.
Disputa acirrada marca a categoria júnior
Uma das provas mais emocionantes foi a categoria júnior, que contou com os melhores atletas do Brasil até 18 anos. Os garotos disputaram a primeira colocação de forma muito acirrada e alguns pilotos de destaque chegaram a bater e saíram do percurso.
No final, o paulista Jonas Queiroz foi o melhor, em uma prova que o campeão só teve a certeza de vitória depois da divulgação do resultado oficial.
Jonas, que nasceu em Guarulhos, se mostrou emocionado com o título. "Eu participei da prova meio cabisbaixo. Achava que não conseguiria dar o meu melhor, porque o meu vôo sofreu atrasos e o meu físico foi prejudicado, mas, graças a Deus, eu consegui esse título", comemorou o jovem ciclista.
Goiano leva o título da categoria máster depois de período doente
Ganhar um título sempre é um momento de muita emoção, e para o goiano Gerson Mariano a vitória em Mossoró teve mais importância ainda. O ciclista passou dois meses afastado do esporte, porque estava com uma forte virose, que chegou a ser dada como suspeita de doenças ainda mais graves e, por isso,
ele chegou a ficar internado.
Recuperado a uma semana, o atleta voltou aos treinamentos e resolveu competir na Prova Ciclística Governador Dix-Sept Rosado para se sentir melhor e voltar aos poucos ao esporte. E, mesmo sofrendo ainda alguns problemas respiratórios durante a prova, Gerson conseguiu a primeira colocação, com um grande sprint na reta final.
"Essa vitória faz passar um filme na minha cabeça, sobre o que sofri nesses últimos meses. Essa prova foi dolorosa para mim, mas a felicidade de conquistar um título como esses é incomparável, por isso, me doei ao máximo.
Agora, só tenho que agradecer aos céus", declarou o campeão, que diz ter usado da sua experiência para não se desgastar ainda mais.
Grafite garante o casório com a premiação da elite Mossoró
Uma das provas que mais agitam o público é a elite Mossoró, pois só conta com atletas da própria cidade e que, geralmente, já são bem conhecidos pelo público local. A categoria, geralmente, é marcada pelo equilíbrio, mas nesse ano foi diferente.
O ciclista José Wilk, conhecido popularmente por Grafite, garantiu uma enorme distância sobre os demais atletas e só não deu uma volta no pilotão porque preferiu diminuir o ritmo.
No final, o campeão nordestino explicou porque estava tão empolgado para essa prova. "Entrei no circuito com o intuito de garantir a premiação de seis mil reais dada a categoria, para comprar os móveis da minha futura casa, pois estou noivo", disse o atleta, que trabalha em uma serigrafia.
Cearense fatura o título da categoria mountain bike
A Prova Ciclísta Governador Dix-Sept Rosado contou com a categoria mountain bike pela primeira vez. A categoria entrou com caráter experimental e não valia premiação em dinheiro, mas, nem por isso, deixou de contar com grandes atletas. Campeão de diversos títulos regionais, o cearense de Maracanaú, Elisson Soares, conquistou o título da categoria, liderando a prova desde o início.
Confira o Resultado Oficial
(Atleta, Estado Representado)
Categoria Máster
1o Gerson Mariano da Costa, Goiás
2o Gilberto Gonçalves Garcia, Goiás
3o Garcia Júnior, São Paulo
4o José Pedro dos Santos, Ceará
5o Aerton Antônio da Silva, São Paulo
Categoria Mountain Bike
1o Elisson Alves Soares, Ceará
2o Cláudio Augusto Xavier , Rio Grande do Norte
3o Thosior de Souza Freire Lopes, Rio Grande do Norte
4o Alexandre Glebson de Medeiros Moura, Rio Grande do Norte
5o Antônio Ricardo da Silva, Piauí
Categoria Elite Mossoró
1o José Wilk Paula, Rio Grande do Norte
2o Keliabe Félix da Costa , Rio Grande do Norte
3o Arthur Maxwel Nogueira, Rio Grande do Norte
4o Reginaldo Lopes de Oliveira, Rio Grande do Norte
5o Carlos Antônio Barbosa do Nascimento, Rio Grande do Norte
Categoria Júnior
1o Jonas Queiroz de Melo, São Paulo
2o Dieferson Borges, São Paulo
3o Pedro Henrique Silva Reis, São Paulo
4o José Flávio de Almeida M. Filho, Paraíba
5o Weiller Rocha Alves, Alagoas
Elite Feminino
1o Janildes Fernandes Silva, São Paulo
2o Cristiane Pereira da Silva , São Paulo
3o Danilas Ferreira da Silva, São Paulo
4o Viviane Lourenço dos Santos, São Paulo
5o Raquel França de Oliveira, Distrito Federal
Elite Nacional
1o José Heriberto M. Rodrigues, São Paulo
2o Hector Aguilar Fabian , São Paulo
3o Flávio Cardoso Santos, São Paulo
4o Antônio Roberto Xavier do Nascimento, São Paulo
5o Geraldo da Silva Souza Júnior, São Paulo
Fonte: Carlos Guerra Júnior
Assessor de Imprensa Prefeitura Municipal de Tibau
0 Response to "Prova Ciclística Governador Dix Sept Rosado: Potiguar leva o título mais esperado em competição nacional"
Postar um comentário