Durante o mês de julho, o Rio de Janeiro será palco do maior evento de ciclismo da América Latina, o Tour do Rio. As cinco etapas ciclísticas serão realizadas no Rio e outras belíssimas cidades fluminenses entre 28 de julho e 1º de agosto. A competição segue os moldes do famoso Tour de France, a volta da França.
A supervisão dessa “maratona” será da FECIERJ (Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro), presidida por Cláudio Santos. “Para nós, esse é um dos principais eventos do calendário ciclístico do estado, além de contar pontos para a União Ciclística Internacional (UCI). Um dos objetivos do projeto é garantir um legado positivo em todos os municípios do percurso e adjacências, antes, durante e depois da competição, que contará com o envolvimento de mais de 500 pessoas e cerca de 150 atletas”.
No próximo dia 18, o distrito de Itaipava, na serra Fluminense, recebe a segunda prova de aquecimento para o Tour, de 26 km. O primeiro aquecimento aconteceu no dia 13 de julho, na Enseada de Botafogo.
A etapa serrana irá reunir algumas das melhores equipes do estado, como a FW Engenharia/Três Rios/Amazonas, campeã da primeira prova de espera, que estará no Tour representando o Rio.
“Nossa equipe estará completa na prova de espera, com os 7 integrantes. Conhecemos bem o este percurso e sabemos que há alguns pontos difíceis, com subidas bem longas e trechos muito inclinados. Um outro fator que pode complicar é o tempo: espero que não chova”, diz Diego Cunha, da equipe FW Engenharia/Três Rios/Amazonas.
“Após a prova nós vamos estender o percurso até Friburgo. Vejo tudo isso como parte de um ciclo de ações muito legal para promover o ciclismo no Rio. Toda a competição está com uma organização muito boa e acredito que vá entrar para o calendário”, torce Diego.
As inscrições para esta prova de espera terminam dia 14 de julho. Ao todo, os atletas irão pedalar por 783 Km de distância, por mais de dez municípios. A chegada do Tour será cinematográfica, passando pela ponte Rio-Niterói rumo ao lindo cenário da cidade do Rio de Janeiro.
Já no dia 28 de julho será dada a largada para o Tour. Equipes da Itália, Espanha, Portugal, Estados Unidos, Argentina, Peru, Chile e claro, Brasil já confirmaram presença. A prova sairá da capital do Estado rumo ao interior fluminense.
“São 14 km de montanhas, ou seja, é uma prova que vai favorecer os ciclistas montanhistas, mas tenho certeza que todos os competidores estarão num bom nível. Muitos deles participaram de uma prova parecida há poucas semanas, ou seja, estão bem preparados”, explica Arthur Castro, vice-presidente da FECIERJ.
Durante a competição, serão oferecidas atividades de entretenimento e lazer para o público nos intervalos da prova. Entre as cidades participantes estão Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Volta Redonda, Três Rios, Nova Friburgo e Cabo Frio.
Calendário “Tour do Rio”
De 28 de Julho a 1 de Agosto de 2010
Cinco Etapas: total de 783 km
1ª Rio - Angra dos Reis
2ª Volta Redonda -Três Rios
3ª Três Rios – Nova Friburgo
4ª Nova Friburgo - Cabo Frio
5ª Cabo Frio - Rio de Janeiro
Serviço:
Prova de espera do Tour do Rio, na região serrana do Rio - 18 de julho - largada as 10 h
Prova de Ciclismo em Montanha (válido para o ranking Estadual nível 1)
A prova será iniciada no Parque Nacional de Petrópolis no distrito Itaipava e chegada no Km 11 da Rodovia BR 495 que liga as cidades de Petrópolis à Teresópolis.
Distância: Aproximadamente 26 km. A prova terá uma duração de 2h.
Mais informações: www.tourdorio.com.br / www.fecierj.org.br
ASSESSORIA DE IMPRENSA FECIERJ
LEAD Comunicação
Thais de Lima e Flávia Tenório
2222-9450 / 9348-9189 / 7634-9580
leadcom@terra.com.br; leadcom@gmail.com
0 Response to "Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro supervisiona a prova de espera do Tour do Rio, na região serrana do Rio"
Postar um comentário