Campos do Jordão (SP) - A trilha de peregrinação Caminho da Fé, acostumada com a tranquilidade dos religiosos, recebeu os ciclistas da Ultra Maratona de Mountain Bike entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro. Foram quatro dias de pedal, que totalizaram 465 quilômetros e mais de 41 horas de esforço e superação. Tudo isso, acompanhados das belas paisagens do interior de São Paulo e Minas Gerais, partindo da cidade de Bonfim Paulista (SP) até Campos do Jordão (SP).
O primeiro dia, o mais leve da jornada, teve 108 quilômetros entre Bonfim Paulista e Tambaú (SP). Os atletas descansados imprimiram um ritmo forte, muitos impulsionados pela curiosidade de conhecer o percurso. O mais rápido do dia foi o brasiliense Luiz Lancini, da categoria Master C, seguido de perto por Renato Jardim, da Master B, que chegou menos de um minuto atrás. O nível estava equilibrado entre as categorias e a diferença para o último a chegar foi de 1h26min44.
Partindo de Tambaú, os bikers seguiram 107 quilômetros até Águas da Prata (SP). O percurso foi todo paulista, e passou pelos municípios de Casa Branca, Vargem Grande do Sul e São Roque da Fartura. O maior desafio foi uma subida com altimetria de 1400 metros. O campeão da etapa foi Beto Diniz, da elite masculina, com um segundo de vantagem para Renato Jardim.
Beto contou que não se sentiu bem durante a etapa, mas teve seus ânimos renovados com a vitória. “A sinalização também faz parte do jogo”, declarou. Já Luiz Lancini, que liderou grande parte do trajeto, errou pouco antes da chegada e ficou 8 minutos atrás do líder.
O terceiro dia saiu de Águas da Prata e entrou em território mineiro, terminando em Tocos do Moji. O trajeto mais longo da Ultra Maratona contou com 125 quilômetros e os atletas começaram a sentir o cansaço dos dias anteriores. A diferença entre o primeiro colocado, Luiz Lancini, e o último subiu para 3h55min42. A alimentação e estratégia de apoio passaram a ser uma preocupação dos participantes, além da velocidade e força.
O master Renato Jardim, que vinha muito bem na disputa, perdeu 57 minutos em relação ao líder Luiz Lancini por um erro na sua alimentação, praticamente o tirando do páreo pelo título. Alguns atletas também tiveram problemas mecânicos nesta etapa.
A quarta e última etapa chegou a Campos do Jordão, em mais 125 quilômetros que não pouparam os ciclistas já cansados. Foi o trecho mais duro da corrida, com subidas íngremes que obrigaram até os mais experientes a empurrarem as bikes. Renato Jardim se recuperou e venceu a etapa, mas não deu para ele e o título ficou mesmo com Luiz Lancini, que completou a prova a 13 minutos do vice-líder.
Em seguida, vieram Beto Diniz e Luzia Bello. A ciclista de estrada afirmou que esta foi a prova mais difícil que já fez e vai passar a focar na modalidade maratona, pois acredita que se estivesse com equipamento mais apropriado e melhor planejamento poderia obter um ótimo resultado.
A Etapa Rainha de 2010 já tem data para acontecer, de 29 de outubro a 02 de novembro.
Classificação Geral (após 4 etapas)
(Colocação, Nome, Categoria, Patrocinador, Tempo)
1. Luiz Eduardo Lancini (Máster C) - Mtbb/Armazem Rural - 31:32:37
2. Jose Renato Lazaro Jardim (Máster B) - Personal Fit/Equipe Maranga - 32:17:12
3. Gilberto Fernandes Diniz (Elite Masculina) - Memorial/Liesp - 34:26:35
4. Maria Luzia Bello (Elite Feminina) - Memorial/Liesp/Unimonte - 34:34:48
5. Cesar De Ranieri / Fábio Miyake (Team B) - Red Bull e Erdinger Sport - 38:52:18
6. Flavia S. Araujo (Elite Feminina) - Hammer/Atenah/Pedal Power - 38:58:47
7. Flavia Dallacqua (Elite Feminina) - Webike Team/Alelima/Butenas - 38:58:47
8. Rodrigo Souza Vasconcelos (Máster B) – Avulso - 39:58:46
9. Rafael Feijó Roleira / Tiago Abati (Team B) - Equipe Tia do Batman - 41:37:28
Fonte: Time Eventos
0 Response to "Ciclistas enfrentaram 41 horas de pedal no Caminho da Fé"
Postar um comentário