Copa Internacional Sundown
Na categoria sub-13, três atletas chegaram disputando o título em igualdade de condições. Mas o título ficou mesmo para o paulista Edmílson Aquelino Macedo, que faturou a vitória depois de um emocionante duelo com Edson Gilmar de Rezende Júnior. Na sub-15, Brunno Sampaio Rodrigues confirmou o favoritismo e foi o primeiro campeão invicto de 2009. Ele, que já havia vencido as duas primeiras etapas da Copa, venceu também a terceira, com Fernando Henrique em segundo lugar.
Luiz Henrique Cocuzzi também igualou o feito de Brunno e foi campeão vencendo as três etapas de 2009. O paulista teve um duelo emocionante com William Alexi na etapa final e venceu com pouco mais de um minuto de vantagem. Cocuzzi já desponta como uma das grandes revelações do MTB brasileiro.
Animado pela convocação para o Mundial de MTB, na Austrália, e pela possibilidade de conquistar o título da Copa Internacional Sundown de MTB, Frederico Mariano venceu Miguel Wutkowsky e foi o grande campeão da categoria Júnior.
Na sub-23, a ausência de Henrique Avancini, que havia vencido as duas primeiras provas e está treinando no exterior, facilitou a vida de Sherman Trezza, de Taubaté. Sem seu maior adversário, ele conseguiu a vitória na etapa final e ficou com o título, somando 52 pontos.
Rubens Donizete e Érika Gramiscelli ficaram com o título na Super Elite Masculino e Feminino, respectivamente. Rubinho conquistou o bi-campeonato enquanto Érika levantou o troféu de campeã da Copa Internacional Sundown de MTB pela quinta vez.
Para ficar com o título, Rubens venceu Ricardo Pscheidt, que era o seu principal concorrente pelo campeonato. Rubinho liderou a prova durante quase todo o percurso, mostrando que não queria dar “chance ao azar”, apesar de Pscheidt ter permanecido na roda durante toda a prova. Já Érika, que precisava apenas de um quinto lugar para vencer, terminou na segunda colocação.
Destaque para a vitória de Janildes Fernandes que, com o primeiro lugar, aparece como mais um nome na Elite Feminino capaz de vencer provas, principalmente na categoria Maratona.
Na sub-30, Geraldo Rodrigues Júnior bem que tentou. Ele fez uma excelente prova, duelando com Casio Valinote e Sidney Rezende duelando durante todo o tempo e conquistando a vitória. Mesmo assim, teve que se contentar com o vice-campeonato e assistir Júnio Alves, quarto colocado, fazer a festa do título.
Carlos Alberto Ribeiro mostrou que, muitas vezes, constância é o mais importante para conquistar um título. Mesmo sem ter vencido nenhuma etapa, ele foi o grande campeão da sub-35. Com um segundo lugar em Congonhas, garantiu o troféu. A prova foi vencida por Marcos da Cruz.
Róbson Aloísio, que chegou como líder em Congonhas, viu o título escapar de suas mãos na final. Fora da prova, teve que acompanhar a briga pelo troféu de campeão 2009 ficar entre Alexandre Freitas e Alex do Nascimento. Alexandre tinha que vencer a prova e torcer para um terceiro lugar de Alex para ficar com o título e, por pouco, não conseguiu. Apenas dois minutos o separarm do vencedor da prova, Adriano de Lima.
Na sub-45, deu a lógica. O favorito Luiz Lotti Neto não deu chances aos seus adversários e somou mais uma vitória e mais um título a sua carreira.
O mineiro Dilermando de Fátima Melo mostrou que realmente é o grande nome na sub-55. Ele venceu a final com mais de doze minutos de vantagem sobre Leonardo Bernardes de Castro e conquistou mais um título, com tranqüilidade. Na Over-55, Pacífico Delai, que já havia vencido as duas primeiras provas, confirmou o título com mais um primeiro lugar e se sagrou campeão invicto.
Copa Centauro de Amadores
Por ser em formato de maratona, a Copa Centauro de Amadores teve três categorias extras na grande final da competição, em Congonhas. Na dupla sub 70, Tiago Cortez e Ronaldo da Silveira fizeram uma excelente prova e duelaram com Heitor Batista e Guilherme Ferreira. Apenas 30 segundos separaram as duas duplas, sendo que a vitória ficou com Tiago e Ronaldo.
Lucio Antonio e Antonio Marcos faturaram a sub-80, seguidos de Róbson Luis e Gregory Santos. Na over 81, a vitória ficou com Eduardo Diniz e Carlos Henrique Santos, que bateram Stevão Gomide e Humberto Guerra.
Entre as categorias que valiam título, a disputa foi quente na Cadete. Ed Carlos Nogueira venceu a prova, empatou na pontuação Ricardo dos Santos e ficou com o título apenas no critério de desempate, que dá o troféu para o atleta que tiver o melhor resultado na última etapa.
Na Expert a disputa também foi emocionante e apenas um ponto garantiu o título a Caio Paixão, que foi segundo colocado e bateu César Augusto, seu principal rival na luta pelo campeonato. O vencedor da prova foi Guilherme Damião.
Entre os Veteranos, Márcio Gouveia e Luciano Lopes chegaram empatados em Congonhas e mostraram que ambos mereciam ficar com o título. Em prova emocionante, Márcio Gouveia abriu vantagem no final e conquistou a vitória e o campeonato.
Entre as mulheres, Luana Machado ganhou mais uma e carimbou sua passagem para a Elite em 2010 com chave de ouro. Com três vitórias, a campeã brasileira Júnior se prepara para vôos ainda mais altos na próxima temporada. Em segundo lugar ficou Liege Walter e, em terceiro, Jaqueline Leal. Na sub-40, Izabela Salvato também conquistou o título de forma invicta, ao vencer novamente em Congonhas. Na over-40, Raquel Gontijo não deu chances para Jane Porfírio e faturou a sua terceira vitória consecutiva, encerrando a competição com chave de ouro e garantindo o bicampeonato da categoria.
Fonte: Copa Internacional de MTB (CIMTB)
0 Response to "Congonhas define os campeões da temporada 2009 da Copa Internacional Sundown de MTB"
Postar um comentário