Esta foi a melhor estreia possível para a equipa GreenEdge - a equipa ganha em casa, com um homem da casa. É a segunda vez que Gerrans consegue a vitória no Tour Down Under. Aos 31 anos, o australiano repete o feito de 2006 e - segundo o seu diretor desportivo, Matt White - tem como próximos objetivos as clássicas das Ardenas, na Primavera: "O próximo grande objetivo para Gerro são as Ardenas, e se ele conseguir ganhar uma das três e mais qualquer coisa durante o verão, ele estará no top 10 mundial no final do ano. Ele está mais do que pronto e acho que temos uma equipa sólida em seu torno. Gerrans sabe que vai ser o nosso único líder na Amstel Gold Race e na Liège-Bastogne-Liège. Podemos até prescindir da Flèche Wallone para ele se concentrar mais na Liège-Bastogne-Liège."
O espanhol Alejandro Valverde (Movistar) e Tiago Machado (RadioShack) concluírarm a prova em segundo e terceiro da respectivamente. Valverde termina empatado em tempo com Gerrans enquanto que o Português conclui a prova a 8 segundos do vencedor. Muito graças ao resultado de Tiago Machado, a equipa da RadioShack termina a prova em primeiro lugar da classificação coletiva.
Com Valverde e Gerrans empatados por tempo à partida para a 6ª e última etapa (de 90 quilómetros no circuito de Adelaide), as bonificações poderiam ter um papel fundamental para a classificação geral final. Para além de Valverde, muitos outros ciclistas estavam a poucos segundos da frente da corrida, tal como Tiago Machado que partiu a 8 segundos de Gerrans para a última etapa. Entre as inúmeras tentativas de fuga a mais significativa seria a do belga Jan Bakelants (RadioShack), que chegou a ser líder virtual da geral.
A etapa terminou, no entanto, ao sprint com nova vitória do alemão Andre Greipel (Lotto) à frente do australiano Mark Renshaw (Rabobank) e do italiano Alessandro Petacchi (Lampre). Foi a 3ª vitória de Greipel na edição deste ano do Tour Down Under. As três vitórias acabaram, no entanto, por não serem suficientes para arrebatar a classificação por pontos. Edvald Boasson Hagen (Sky), apesar de não ter alcançado qualquer vitória na corrida, acabou por ser mais regular que Greipel, tendo pontuado nas etapas mais duras em que o alemão da Lotto ficou para trás.
Classificação geral final
1. GERRANS Simon - GreenEDGE 20:46:18
2 VALVERDE, Alejandro - Movistar mt
3 MACHADO, Tiago RadioShack-Nissan 0:08
4 ROGERS, Michael - Sky Procycling 0:14
5 DENNIS, Rohan - UNI SA - Australia mt
6 BAKELANTS, Jan - RadioShack-Nissan 0:16
7 BOASSON HAGEN, Edvald - Sky Procycling 0:18
8 MORENO, Javier - Movistar 0:23
9 MATTHEWS, Michael - Rabobank 0:29
10 VORGANOV, Eduard - Katusha 0:32
0 Response to "Tour Down Under: Simon Gerrans vence na Austrália"
Postar um comentário