Campeão Mundial na categoria LC1 em 2009 e em 2010, o ciclista de 37 anos, não se deixou abater no momento mais difícil de sua carreira, em 1995, quando passou perto da morte ao colidir contra uma Kombi que cruzou seu caminho voltando de um treino. Dois anos se passaram até que o dedicado ciclista pudesse voltar às competições.
A volta por cima foi lenta mas trouxe vitórias inesquecíveis. “Eu voltei andando melhor que antes do acidente”, garante.
Nascido e criado em Brusque (SC), cidade com 95 mil habitantes situada no Vale Europeu, o divertido Soelito é considerado o animador oficial da equipe de São José dos Campos e não poupa brincadeiras. “Eu moro no Bairro do Azambuja, perto da igreja Vale dos Milagres, e aqui os milagres acontecem de verdade”.
Na temporada 2011, Soelito foi destaque em Guadalajara depois de ter conquistado quatro medalhas, sendo dois ouros, uma prata e um bronze.
Além disso, nessa temporada o atleta foi bronze no contrarrelógio e prata na prova de estrada na última etapa da Copa do Mundo de Paraciclismo, disputada em junho no Canadá, e campeão da XII Copa Recife Speed Bike 2011, competição que faz parte das diversas comemorações da “Semana da Bicicleta” e do “Dia do Ciclista”, realizadas em Pernambuco.
Um dos planos para 2012 é conquistar uma medalha olímpica.
“Estou batalhando para isso e já vi que estou perto e não há muita diferença para chegar nos demais atletas. Agora já tenho bike de pista fornecida pelo o Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), que está apoiando bastante, e a CBC também está junto com o paraciclismo dando respaldo. Vou correr provas de estrada e crono e no velódromo vou correr o quilômetro e a perseguição”, comentou Soelito.
Os principais títulos de Soelito são: Campeão Mundial Paraolímpico de Estrada (2010 e 2009); Campeão Geral Ciclismo JASC (2010), Vice-campeão da Copa do Mundo de Ciclismo Paraolímpico na categoria perseguição individual (2009); Campeão Brasileiro Paraolímpico nas categorias quilômetro, perseguição individual e contra-relógio (2008); e quarto colocado na Paraolimpíada de Pequim na categoria perseguição individual (2008).
Renato Rezende, Murilo Fischer, Rubens Donizete e Sumaia Ribeiro receberão nesta segunda-feira (19) do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) o Prêmio Brasil Olímpico, cada uma em sua modalidade.
A premiação, criada em 1999 pelo Comitê Olímpico Brasileiro como forma de reconhecimento pelos trabalhos realizados durante a temporada, é a mais importante premiação do esporte brasileiro.
A entrega do prêmio será no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, às 18 horas.
0 Response to "Soelito Gohr é o paraciclista do ano"
Postar um comentário