Se a garoa e o frio foram os vilões da prova de duathlon, no sábado (22), na abertura da nona etapa regional do XTerra Brasil Tour 2011, em Tiradentes, os cerca de 250 atletas inscritos na disputa de mountain bike (MTB Cup) sofreram neste domingo (23) com a chuva que caiu durante toda a madrugada e transformou o chão batido da maior parte dos 40 quilômetros de trilhas, que ligam a cidade a São João del-Rei, pela Serra de São José, em um verdadeiro lamaçal.
Apesar da condição adversa, os mineiros Daniel Carneiro Brum e Aline Lombello, com muita força e técnica, cruzaram a linha de chegada sagraram-se campeões da etapa Estrada Real da competição, que vale pontos para o ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).
Neste domingo, o tempo fechado mostrou que seria um dos desafios da prova. Quando não tinham o barro pela frente, os competidores encaravam muita lama e blocos de pedras escorregadias, tornando os tombos inevitáveis. Para tentar reduzir o número de acidentes, a organização da prova decidiu fazer uma largada guiada, comum nos eventos de automobilismo. Os atletas seguiram em comboio até o Marco Zero e, de lá, começaram o duelo de bikes.
Daniel, que o terceiro no ranking nacional, revelou que se preparou bem para a prova e foi premiado por isso. “Larguei bem e alcancei a ponta rapidamente. Mas o barro foi o diferencial, pois quando chegamos nas trilhas, cheias de lama, todos tiveram que andar suave para preservar as bikes, e mesmo assim percebi que estava num ritmo bom e percebi que a prova estava para mim. Abri vantagem na saída da trilha e mantive a distância até a linha de chegada”, explicou o atleta que é de Viçosa e está procurando patrocínio para a temporada 2012.
O segundo lugar no masculino ficou com Wallison Barbosa. “Não esperava encontrar esse barro todo. Achei que ia ser um batidão, mas o XTerra é assim, superação”, contou. O terceiro lugar ficou com Tiago Aroeira. “Essa foi minha última prova do ano. Sou o segundo no ranking nacional e agora vou descansar e começar a me preparar focando a seletiva da Olimpíada de Londres.
Aline Lombello, atleta da cidade, revelou que sua técnica aliada às suas características físicas foram essenciais para enfrentar a lama e vencer a prova. “Conheço a trilha, mas choveu e mudou tudo, com muito barro. Então, poupei o equipamento e manerei nas descidas, com muita calma e concentração. Como sou pequena e não tenho muito peso, consegui passar os adversários na parte mais difícil da prova. Saltei do quarto para o primeiro lugar, mantendo a posição até a linha de chegada”, explicou Lombello, que tem 1m48 de altura e pesa 41 quilos.
O segundo lugar ficou com Érica Gramiscelli, campeã do ano passado e recém-chegada dos jogos Pan-americanos, em Guadalajara. O XTerra é um parque de diversões, muito técnico. Nessa prova tinha muita lama e pedra. Durante o percurso inteiro era o pessoal batendo cabeça com as bikes, é uma caixinha de surpresas”, contou a atleta que vibrou com a vitória de Lombello. “Ela veio passando todo mundo enquanto todos estavam lutando na lama”.
O pódio feminino foi completado pela atleta de BH, Letícia Cândido. “Prova pauleira, muito barro, exigindo pegada e técnica, muito bom. É uma das melhores provas de que participei”, declarou a competidora.
A próxima etapa do XTerra será disputada em Fortaleza, em novembro. Ao todo, serão 11 etapas, nas quais os atletas do circuito acumulam pontos importantes para o ranking nacional.
0 Response to "XTERRA MTB Cup: Daniel Brum e Aline Lombello vencem o X-Terra MTB Cup"
Postar um comentário