Ciclistas de 14 Estados Brasileiros e 18 países invadem o coração da Bahia para disputar a principal Ultramaratona de Mountain Bike da América Latina.
A segunda edição da Brasil Ride começou neste domingo - 23 de outubro - na cidade de Mucugê, com uma etapa de "apenas" 13 quilômetros ao redor do município cercado por montanhas, rios e vegetação que servem de porta de entrada do Parque Nacional da Chapada Diamantina, um verdadeiro tesouro nacional.
O percurso inicial contou com um pouco de tudo: pedras, areia, travessia de rio, trilhas técnicas, trecho urbano, enfim, um aperitivo do que virá pela frente. O total são 602.9 km de percurso, sendo que 11.359 metros são de subidas acumuladas em 7 dias de pedal, é muito "mais do que uma competição, é uma etapa da vida", com indica o slogan do evento Brasil Ride que tem o compromisso social de desenvolver o esporte olímpico no país que receberá os Jogos Olímpicos em 2016, graças a presença de atletas renomados, que poderão compartilhar a experiência os amadores que levam o "hobby" a sério e novos entusiastas da modalidade.
A largada aconteceu pontualmente ao meio dia com a presença da fanfarra da cidade, público e autoridades locais que fizeram questão de prestigiar o evento. Os números 1 da prova, Kristian Hynek e Robert Novatny tiveram a honra de abrir a competição. O "prólogo" serviu para formação do grid de largada do dia seguinte, com a saída individual de cada equipe num intervalo de 1 minuto, separadas em quatro categorias (masculino, feminino, misto e máster).
A cada chegada das equipes era possível observar o sorriso no rosto, sem esconder o suor de conquista da primeira etapa da prova e poder vivenciar 7 dias consecutivos em que o único compromisso é pedalar, um prato cheio para quem ama o esporte, sobretudo dos amadores, qie podem realizar o sonho de ter uma vida de atleta profissional de conviver com os melhores do mundo por uma semana completa com toda estrutura e conforto.
Os atletas mais velozes do dia (categoria Open Men) foram os alemães Steffen Thum (27 anos ) e Simon Gegenheimer (24 anos), os números 3 e 4 do planeta no circuito mundial de maratona, que bateram o recorde da prova com o tempo 29:55 minutos. No total cinco equipes bateram o recorde do percurso, que com o clima seco (sem chuva!) mostrou mais rápido.
Entre os brasileiros (categoria Brasil), a disputa ficou para a camisa branca, cedida a equipe mais rápida na prova criando nova competição dentro do desafio. No masculino, quem saiu na frente foi Josemberg Pinho e Rafael Mendes (JC Bikes), porém seguido de perto dos mineiros Hugo Prado Neto e Douglas Neto (OCE-Treine / KHS / Infanti), Uirá de Castro e Gustavo Ricardo (LM Bike / Tripp / Pedal / Specialized), os três primeiros no pódio, respectivamente.
No feminino o domínio foi de Adriana Nascimento e Sabrina Gobbo. Na categoria mista Brian e Jennifer Smith confirmaram o favoritismo. Entre os atletas mais experientes (Máster, acima dos 40 anos), o suíço multicampeão, Barti Bucher e Hansjuerg Gerber marcaram o melhor tempo.
O dia seguinte será, sem dúvida, o mais difícil de todos os trajetos. Serão 145 quilômetros no total, sendo que os 130 km iniciais são "quase" plano com apenas duas GRANDES subidas.
Resultados completos do Prólogo
Brasil
Master
Feminino
Mista
Open
Brasil Ride tem patrocínio da RC Bikes, Shinano e TAP.
Vídeo do Prólogo
Fotos do Prólogo:
Album Prologo Brasil Ride 2011
0 Response to "Brasil Ride: Resultados completos do Prólogo"
Postar um comentário