Francesco Gavazzi (Lampre) venceu a 18ª etapa da Vuelta a España, após percorrer 170 km entre Solares e Noja. Foi a primeira vitória da equipe italiana na competição, que tinha suas atenções voltadas para Michele Scarponi e Alessandro Petacchi antes do início da prova. Kristof Vandewalle (Quick Step) terminou em segundo.
Gavazzi e Vandewalle protagonizaram a fuga do dia ao lado de dezesseis ciclistas: Matteo Montaguti (AG2R), Martin Kohler (BMC), Nico Sijmens (Cofidis), Juan Jose Oroz (Euskaltel-Euskadi), Joaquim Rodriguez (Katusha), Francis De Greef (Omega Pharma-Lotto), Robert Kiverlovski eJosep Jufre (Astana), Davide Malacarne eKristof Vandewalle (Quickstep), Luis Leon Sanchez (Rabobank), Volodymir Gustov (Saxo Bank), Alexandre Geniez e Albert Timmer (Skil-Shimano), Heinrich Haussler (Garmin-Cervelo) e Sergio Paulinho (RadioShack).
Com o pelotão em um ritmo moderado, o grupo de fugitivos teve a oportunidade para figurar e sonhar com a vitória. Com ciclistas tarimbados como Rodriguez, Leon Sanchez e Kiserlovski, o grupo de escapados conseguiu uma boa vantagem em relação a elite – uma vantagem que beirou os doze minutos. Purito, interessado em retomar a camisa verde, conquistou as duas metas de sprint.
Na luta pela camisa de bolinhas, Montaguti era a principal ameaça ao francês David Moncoutié. Incumbido de marcar o ciclista da AG2R, Sijmens realizou um trabalho e tanto para Moncoutié, que apesar de ver a diferença ficar em sete pontos (63 a 56), manteve a liderança por mais um dia.
Com 40 km para a meta, algumas quebras aconteceram na fuga e dois grupos perseguidores se formaram. No pelotão, Poels (Vacansoleil) e Nicolas Roche (AG2R) tentaram um ataque, mas foram reintegrados ao grupo, que seguiu compacto até o final da etapa liderado pela Euskaltel e Geox-TMC e cruzaram a meta a 7min42s da fuga.
O português Sergio Paulinho foi o primeiro a lançar um ataque entre os escapados. O ciclista da RadioShack abriu cerca de 50 segundos para os demais atletas, mas foi neutralizado a 2 km do final. Com todos reagrupados, a chegada no sprint favoreceu as características de Gavazzi, que não teve dificuldades para superar o belga Vandewalle. O italiano assinou com a Astana para a próxima temporada 2012.
No geral, apenas uma mudança nas dez primeiras colocações, já que Mikel Nieve (Euskaltel) roubou a décima posição de Poels. Juan José Cobo (Geox) segue com a camisa vermelha. Fica a expectativa para a postura da Sky com Chris Froome, que ainda sonha com o título, mas depende das bonificações ao longo das etapas.
Classificação etapa
1 Francesco Gavazzi (Ita) Lampre - ISD 4:24:42
2 Kristof Vandewalle (Bel) Quickstep Cycling Team
3 Alexandre Geniez (Fra) Skil - Shimano 0:00:10
4 Nico Sijmens (Bel) Cofidis, Le Credit En Ligne
5 Matteo Montaguti (Ita) AG2R La Mondiale
6 Volodymir Gustov (Ukr) Saxo Bank Sungard
7 Juan José Oroz Ugalde (Spa) Euskaltel-Euskadi
8 Joaquim Rodriguez Oliver (Spa) Katusha Team
9 Robert Kiserlovski (Cro) Pro Team Astana
10 Francis De Greef (Bel) Omega Pharma-Lotto 0:00:15
Classificação Geral
1 Juan Jose Cobo Acebo (Spa) Geox-TMC 74:04:05
2 Christopher Froome (GBr) Sky Procycling 0:00:13
3 Bradley Wiggins (GBr) Sky Procycling 0:01:41
4 Bauke Mollema (Ned) Rabobank Cycling Team 0:02:05
5 Denis Menchov (Rus) Geox-TMC 0:03:48
6 Maxime Monfort (Bel) Leopard Trek 0:04:13
7 Vincenzo Nibali (Ita) Liquigas-Cannondale 0:04:31
8 Jurgen Van Den Broeck (Bel) Omega Pharma-Lotto 0:04:45
9 Daniel Moreno Fernandez (Spa) Katusha Team 0:05:20
10 Mikel Nieve Ituralde (Spa) Euskaltel-Euskadi 0:05:33
Fonte: Prologo
0 Response to "Gavazzi vence em Noja"
Postar um comentário