Sem Carla Moreno, Vanessa Gianinni abre o circuito em primeiro
A etapa inaugural do Troféu Brasil 2011 foi marcada pela constante chuva, que fez a temperatura na cidade de Santos ficar em torno 20ºC. Mas não foi apenas o mau tempo destaque na prova, mas também a performance de Santiago Ascenço e Vanessa Gianinni, os grandes campeões da primeira etapa, realizada neste domingo (20).
Ascenço fez uma prova de recuperação. Ele saiu da água apenas na nona colocação, mais de dois minutos atrás de Paulo Henrique Miyasiro, atual campeão da competição, e Fred Monteiro, os dois líderes da competição após a natação.
Shiro, que voltou a competir após um tempo fora, não suportou o ritmo de Fred, que forçou bastante na bike. “Minha estratégia era força o máximo possível no ciclismo, pois estou me recuperando de uma fascite plantar, o que me prejudica na corrida”, falou Monteiro.
A estratégia de Fred parecia que ia dar certo. Ele saiu para a corrida com 1min20s de vantagem para Santiago, que fez o melhor ciclismo do dia, entrando para a T2 na segunda posição. A distância parecia cômoda para Monteiro, mas foi só impressão. Com uma corrida muito forte, o goiano assumiu a dianteira no final para não mais largar.
“A chuva deixou um ciclismo um pouco mais perigoso, mas o tempo esteve ótimo para fazer força. Não sai muito bem da natação, mas consegui me recuperar no ciclismo e deixar para a corrida, que é a modalidade que estou mais em forma, e conseguir essa vitória”, comentou Santiago.
Fred reconheceu a superioridade de Ascenço. “Ele tem uma corrida muito forte, mas estou muito feliz por começar o ano com o segundo lugar. Como não tem mais o descarte, comecei o Troféu Brasil com muitos pontos”, falou.
A terceira posição ficou com Danilo Pimentel, com Antonio Manssur chegando logo atrás. Guto Antunes veio logo em seguida e fechou o pódio.
Entre as mulheres, a disputa começou acirrada. Carolina Galvão, Fernanda Garcia e Vanessa Gianinni saíram bem próximas da natação e, sem a presença de Carla Moreno, havia a impressão de intenso equilíbrio.
Mas Gianinni tratou de definir a prova logo no ciclismo, ao sair forte e assumir a liderança, abrindo boa vantagem, apesar de ter levado alguns sustos com o piso escorregadio. Deixou a bike e saiu para correr para administrar a diferença que tinha e fechar a prova com a vitória.
"Foi uma prova complicada e só consegui abrir um bom tempo da Fernanda na corrida. O importante foi começar pontuando e treinando para as próximas etapas", comentou Vanessa.
A segunda colocação ficou com Fernanda Garcia, que comemorou muito o resultado. “Essa etapa tem um peso importante e consegui somar bons pontos para o circuito, que é muito importante. Minha meta principal são os Jogos Mundiais Militares (que será em julho, no Rio de Janeiro), mas quero também focar no Troféu Brasil”, comentou.
Galvão veio logo em seguida, fechando a prova na terceira posição. Com a quarta e quinta colocações, Priscila da Silva Rocha e Beatriz Neres, respectivamente, completaram o pódio.
Confira o resultado final:
Elite Masculina
1) Santiago Ascenço – 1h49min23s
2) Fred Monteiro – 1h50min27s
3) Danilo Pimentel – 1h50min47s
4) Antonio Manssur Filho – 1h51min37s
5) Guto Antunes – 1h51min54s
Elite Feminina
1) Vanessa Gianinni – 2h03min36s
2) Fernanda Garcia – 2h07min40s
3) Carolina Galvão – 2h10min33s
4) Priscila da Silva Rocha – 2h12min55s
5) Beatriz Neres – 2h14min59s
Fonte: Prologo
0 Response to ""De virada", Santiago vence a 1ª do Troféu Brasil"
Postar um comentário