O JAI como é chamado trata-se da maior competição amadora do país e a base de sustentação do esporte brasileiro. O mountain bike (MTB), modalidade Olímpica desde 1996, em Atlanta-USA, passou por muitas mudanças e hoje está inserido em todo território brasileiro. O tipo de bicicleta usado para a modalidade além de servir para o esporte é um meio de transporte muito usado no país e o maior dentre os tipos de bicicletas usadas para locomoção. Um veiculo não poluente e de auto-sustentação, que não congestiona, pacifica e humaniza os relacionamentos no trânsito, além de contribuir para a melhoria da saúde e da qualidade de vidas dos usuários.
A Federação Paulista de Mountain Bike (FPMTB), juntamente com a Confederação Brasileira de Mountain Bike (CBMTB) vêem lutando para que a inclusão seja uma realidade e já neste primeiro ano inseriram o esporte como modalidade extra na maior competição amadora do Brasil (JAI), fazendo com que os departamentos esportivos dos municípios tenham mais interesse na modalidade e, com isso, haja uma aceleração no denvolvimento do mountain bike brasileiro.
A modalidade já foi realizada com sucesso nas oito regiões esportivas no mês de julho nos Jogos Regionais pela FPMTB, competição também organizada pela Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo (SELT).
A inserção da modalidade pode ser classificada como a maior vitória das entidades do MTB neste primeiro ano de atividade. O Mountain Bike desde seu surgimento no Brasil nunca teve uma política dirigida para o seu crescimento como há agora. Com o título de primo pobre do ciclismo de estrada, o MTB sempre ficou com a sobra das outras especialidades das duas rodas.
Vivendo única e exclusivamente de organizadores de eventos, o MTB brasileiro não atendia nenhuma das especificações para uma competição internacional, até o surgimento das entidades do MTB que regulamentaram categorias, normas, regulamentos e padronizou competições elevando o nível das mesmas como a Descida das Escadas de Santos no Mont Serrat e tantas outras pelo território nacional.
As vésperas das Olimpíadas serem realizadas no Brasil, ações de baixo alcance feitas pela entidade responsável pela modalidade no COB e UCI (que é a CBC – Confederação Brasileira de Ciclismo) estão mascarando a real necessidade do atleta e do esporte. O fato levanta suspeitas sobre os reais interesses do COB e do Ministério do Esporte, pois já sabemos que para a CBC não é uma medalha olímpica no Mountain Bike.
Os JAI acontecem em Santos – SP entre os dias 04 e 14 de novembro e as especialidades do Mountain Bike acontecerão nos dias 07- Downhill (DHI), no Morro do José Menino e 13 – Cross Country (XCO), no Monte Cabrão, na área continental da cidade.
Maiores informações, bem como todo o regulamento dos JAI e como se inscrever por sua cidade pode ser acessado através do link: http://www.cbmtb.com/noticiasDentro.php?cod=Mzc1
0 Response to "Mountain Bike nos Jogos Abertos do Interior 2010"
Postar um comentário