A União Ciclística Internacional (UCI) já declarou aberta a disputa pelas vagas olímpicas para os Jogos de Londres, em 2014. Desde o dia 23 de maio, os países já estão somando pontos para a definição de quantos atletas poderão ser enviados para as Olimpíadas. No Brasil e na America Latina, a Copa Internacional Levorin de MTB será a primeira competição a somar pontos para o ranking mundial.
Mas afinal, como funciona o critério que define o número de vagas que cada um dos países terá direito e o que o Brasil tem que fazer para conseguir enviar seus atletas para os Jogos? O critério é diferente para os homens e para as mulheres mas, para ambas as categorias, a contagem de pontos vai de 23 de maio de 2010 até 22 de maio de 2012.
Entre os homens, são cinqüenta vagas para os Jogos Olímpicos. Os países que terminarem a disputa seletiva entre os cinco primeiros lugares, têm direito a três vagas. Os que estiverem entre o 6º e o 13º lugar garantem duas vagas e, quem estiver entre a 14ª e 24ª colocação ganham o direito de enviar um atleta. Além disso, os campeonatos continentais da Ásia, Oceania, África e América do Sul dão duas vagas para os Jogos Olímpicos.
Para as mulheres, o número de vagas é menor: trinta atletas estarão competindo em Londres. Os países que conquistarem as nove primeiras colocações tem direito a enviar duas atletas e, quem estiver do 10º ao 18º lugar, mandam uma competidora. Da mesma forma que entre os homens, os campeonatos continentais da Ásia, Oceania, Áfria e América do Sul garantem vagas mas, ao invés de duas, as mulheres tem direito a uma.
Pensando nisso, o organizador da competição, Rogério Bernardes já estuda uma forma de tentar trazer mais pontos para o país em 2011, em parceria com a CBC, e facilitar o acesso dos brasileiros aos Jogos de Londres. “Para este ciclo, estamos trabalhando para manter o nível de pontuação Classe 1 da Copa e para fazer mais eventos para conseguir ainda mais pontos para o Brasil. Esperamos que, neste ciclo, os atletas consigam os pontos necessários sem precisar ter que se mudar para o exterior”, explicou.
Fonte: CIMTB
0 Response to "Copa Internacional de MTB: Entenda como funciona a classificação para os Jogos Olímpicos de Londres na categoria MTB"
Postar um comentário