Única competição do país a contar pontos para o Ranking Mundial em todas as suas etapas, a segunda etapa da Copa Internacional Levorin de MTB, que acontece em São Lourenço, MG ganhou um peso ainda maior: a competição será a primeira do país a contar pontos para Londres 2012.
A União Ciclística Internacional (UCI), entidade máxima do esporte no mundo, abriu o ciclo olímpico na última segunda-feira, 23 de maio e, a partir de agora, os países devem começar a tentar somar o maior número de pontos possíveis para conseguir uma vaga para os Jogos Olímpicos de Londres em 2012.
Os atletas terão a chance de pontuar até o último dia de 2011, quando se encerram as disputas pela vaga olímpica. Os cinco países melhores classificados, tem direito a três vagas em Londres. Os países que se classificarem entre o 6º e o 13º lugar garantem duas vagas e quem estiver entre a 14ª e a 24ª colocação ganham o direito de enviar um atleta.
“O Brasil hoje tem um nível muito bom no MTB. É, sem dúvida, o país com o melhor nível e maior volume de atletas na América do Sul. Mas ainda não existem muitas competições aqui que valem pontos internacionais e, por isso, cada competição internacional ganha ainda mais em importância”, explicou Rogério Bernardes, organizador do evento.
O início do ciclo olímpico animou não só os atletas brasileiros, como também todos os outros sul-americanos. Atletas do Peru e da Argentina já confirmaram presença e a Colômbia ainda estuda o envio de uma delegação para começar a disputar a vaga para os Jogos Olímpicos.
Em 2010, a Copa Internacional Levorin de MTB ganha peso ainda maior para o Brasil, principalmente na categoria feminina. Isso porque até os últimos jogos, o país contava com Jaqueline Mourão, que competia todo o circuito internacional. A mineira foi responsável por conquistar cerca de 80% dos pontos que garantiram a vaga ao país.
“Para este ciclo, estamos dando continuidade ao trabalho de parceria com a CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) para elevar o nível de pontuação da Copa e para fazer mais eventos para conseguir ainda mais pontos para o Brasil. Esperamos que, neste ciclo, os atletas consigam os pontos necessários sem precisar ter que se mudar para o exterior”, explicou.
Fonte: CIMTB
0 Response to "Segunda etapa da Copa Internacional Levorin de MTB abre ciclo olímpico no país"
Postar um comentário