Avenidas vão passar por intervenções para desafogar o fluxo ...
Nos próximos três anos, as avenidas Floriano Peixoto e Afonso Pena vão passar por intervenções para desafogar o fluxo de veículos no hipercentro de Uberlândia, priorizando segurança aos ciclistas e conforto aos pedestres. Entre as ações estão o alargamento da calçada do lado esquerdo da via utilizando o estacionamento da Zona Azul. No mesmo espaço será construída uma ciclovia no sentido da avenida. Também está prevista a remoção de cerca de 40% dos ônibus da Afonso Pena para a avenida Vasconcelos Costa, no bairro Martins.
As medidas fazem parte do estudo de requalificação do hipercentro iniciado em 2008 e, de acordo com o assessor da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Divonei Gonçalves, prevê ainda vias de passagens — ruas sem estacionamentos públicos — e vias verdes, que combinam baixa velocidade com trânsito de pedestres e bicicletas e estacionamentos particulares criados por incentivos de lei específica com a possibilidade de concessão de benefícios.
Modificações
As modificações agradaram à boa parte das pessoas ouvidas pelo CORREIO de Uberlândia. De dez entrevistados, oito concordaram com as alterações. “Este modelo de calçadão já deveria ter sido construído há muito tempo”, disse o mototaxista Paulo Cabral. “Tudo que vem para melhorar é sempre bom. A única coisa que me preocupa é se a via não vai ficar muito estreita. Outra coisa que pode ajudar é regulamentar a carga e descarga somente depois das 19h”, disse o motorista e comerciante José Rispoli. “A calçada mais larga pode trazer mais clientes para o comércio”, disse Adalberto Figueira, gerente de uma ótica. “Será muito bom ter um espaço reservado para usar bicicleta”, disse o pintor e ciclista Wenderson Macedo.
Bicicletário deve ser criado
Com as ciclovias, a prefeitura quer incentivar o uso de bicicletas com a construção de bicicletários no Terminal Central de ônibus e ainda em pontos específicos no hipercentro de Uberlândia. O usuário viria de ônibus do bairro até o terminal, retiraria a bicicleta que estaria guardada em uma espécie de armário e seguiria para o trabalho. Na volta guardaria a bicicleta e seguiria de ônibus para casa. “Estamos prevendo também a criação de locais onde se possa alugar uma bicicleta por meio do cartão de crédito, como já existe em cidades da Europa”, disse o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Dilson Dalpiaz Dias. O projeto básico será concluído até o fim do ano. “Em 2010 vamos detalhar cada projeto com o devido orçamento. Depois, faremos a captação de recursos por meio de financiamento com o governo federal, uma vez que o município tem capacidade fiscal para contrair empréstimos. O desejo do prefeito Odelmo Leão é concluir as obras até o fim do mandato em 2012”, disse Dalpiaz.
Medidas fazem parte do estudo de requalificação do hipercentro iniciado em 2008
Vias de passagem (*)
Olegário Maciel
Duque de Caxias
(*) vias estruturais que ligam o centro aos bairros e não terão estacionamento público
Vias verdes (**)
Santos Dumont
Machado de Assis
Quintino Bocaiúva
Coronel Antônio Alves
(**) ruas de baixa velocidade que permite um trânsito harmonioso entre carros, motos, ciclistas e pedestres
Avenidas de trânsito rápido (***)
Floriano Peixoto
Afonso Pena
(***) Calçadas mais largas, ciclovia e fluxo de veículos controlados
Fonte: Jornal Correio de Uberlândia 25/11/2009 e Projeto de revitalização do hipercentro/Prefeitura Municipal de Uberlândia
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