O anúncio da sede das Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro é um fator extra de motivação para atletas uberlandenses que nutrem o sonho olímpico e estão na faixa etária dos 15 aos 20 anos. Os sete anos até os jogos na Cidade Maravilhosa são uma corrida contra o relógio para atletas como a judoca Patrícia Lau, 16 anos, o nadador Gabriel Fidélis, 20 anos, e o ciclista Victor Carvalho, 15 anos, manterem o ritmo de vitórias para garantir marcas para disputar os Jogos Olímpicos.
Detentor do recorde sulamericano de nado peito em piscina de 25 metros, com tempo de 02’09’’85, Gabriel Fidélis está nos Estados Unidos se preparando para o Campeonato Brasileiro Absoluto, que vai ser disputado entre 17 e 20 de dezembro, em São Paulo. Os treinamentos intensos continuam, mas a motivação aumentou após o anúncio da realização das Olimpíadas no Brasil. O Rio de Janeiro traz boas lembranças ao nadador. “Achei muito legal a escolha do Brasil. No Rio foi o primeiro Campeonato Mundial Junior que disputei. Tive que trabalhar muito forte para alcançar o índice. Alcancei e acabei ficando em quinto”, disse Fidelis, via mensageiro eletrônico, direto de Fort Lauderdale, na Flórida.
Judô
Patrícia Lau se recupera de uma lesão e não esconde ansiedade de voltar aos treinos
Bicampeã sul-americana juvenil na categoria ligeiro (40 a 44 quilos) em 2008 no Chile, a judoca Patrícia Lau, 16 anos, está se recuperando de uma lesão na coluna. A motivação para voltar aos treinamentos e ao tatame no início do ano que vem aumentou com o anúncio da Olímpiada Rio 2016.
“A Olímpiada é um algo a mais. É o maior sonho de qualquer atleta e sete anos passam rápido.” Ela afirma que vai estar na plenitude da forma aos 22 anos, idade que terá quando serão realizados os jogos no Rio. “Terei muitos mundiais até lá.”
Mountain bike
Há dois anos pedalando para competição, o ciclista Victor Carvalho, 15 anos, também quer descer ladeiras no Rio de Janeiro na prova olímpica de mountain bike em 2016. A modalidade foi introduzida nos Jogos Olímpicos de Atlanta em 1996. Para homens, o percurso é de 40 a 50 quilômetros. Para mulheres é de 30 a 40 quilômetros. Tanto no masculino como no feminino, no trajeto da prova há obstáculos que incluem árvores, pedras e correntezas. “O objetivo é sempre chegar a uma olimpíada, sendo no seu próprio país, a motivação é ainda maior. Estarei no auge da minha forma quando for disputada a Olímpiada no Rio”, disse.
O treinamento até lá inclui cerca de 300 quilômetros de pedalada por semana. Neste ano, em 17 competições disputadas, Victor Carvalho conquistou quatro medalhas de ouro e subiu ao pódio em todas.
Fonte: Jornal Correio de Uberlândia 11/10/2009
0 Response to "Uberlandenses já sonham com os jogos olímpicos"
Postar um comentário