
Depois dos sucessos ‘Pedalando e Educando’ e ‘Escola do Mundo’, que beneficiaram crianças de mais de 3 mil escolas pelo mundo, Caruso se prepara para conscientizar estudantes sobre mobilidade sustentável, à bordo de uma bicicleta acoplada a uma vela.
Em 2001 que Argus Caruso saiu de bicicleta do Museu Casa Guimarães Rosa, em Cordisburgo, interior de Minas Gerais, para percorrer 28 países. A aventura conhecida por ‘Pedalando e Educando’ durou três anos e meio e beneficiou alunos de aproximadamente 3 mil escolas do Brasil e do mundo e pôde ser acompanhada através do site www.pedalandoeeducando.com.br, que trazia relatos em português e inglês.
Em 2010 e 2011, Argus realizou o projeto ‘Escola do Mundo’. “Guimarães Rosa levou as histórias do Sertão para o Mundo. Agora vou levar as histórias do Mundo para o Sertão.”, explicou ele.
O público-alvo foram estudantes entre 12 e 18 anos. As visitas às escolas cadastradas contaram com uma exposição fotográfica itinerante, contações de histórias, projeções de vídeos e debates com os estudantes e professores. Também foram feitos vídeos com as crianças ensinando como construir e usar brinquedos manuais feitos com matéria-prima local.
Os casos e acasos das viagens são o cenário para transmitir valores de determinação, solidariedade, diversidade cultural e sustentabilidade.
Bicicleta anfífia e a vela de Angus Caruso
Bicicletovela Anfíbia
Hoje, Argus começa outro projeto que denominou “Bicicletovela Anfíbia”. Reunindo uma bicicleta a uma vela para fazê-la flutuar, Caruso encontrou uma forma de utilizar elementos da natureza a favor de um meio de transporte sustentável e eficiente.
Para que esse sonho seja realizado e possa impactar ainda mais gente pelo mundo a fora, o autor do projeto está contando com a ajuda de um novo recurso disponível no cyber espaço: o"crowdfunding" ou financiamento coletivo em português.
Trata-se de um site que reúne projetos e convida os internautas a contribuir com pequenas quantias e de maneira colaborativa viabilizar ideias, negócios e projetos nos quais acreditam.
VEJA O VIDEO DO PROJETO
O “Bicicletovela Anfíbia” já está disponível para contribuições no www.benfeitoria.com.br. Com a colaboração, Argus desenvolverá dois protótipos da bicicletovela, que serão testados pelo litoral do nordeste, visitando escolas e conscientizando estudantes sobre novas possibilidades de mobilidade para um mundo mais sustentável. Acesse aqui para apoiar a bicicletovela anfíbia!
0 Response to "O velejador e ciclista Argus Caruso lança projeto de bicicleta a vela e anfíbia"
Postar um comentário