
Pablo Florentino, morador da rua Fonte do Boi, onde o equipamento está sendo instalado, e organizador do projeto Massa Crítica, em Salvador, comentou sobre a instalação. "Esse é o primeiro avanço, mas precisa se alastrar por vários pontos da cidade, como Campo Grande, Piedade, pontos culturais diversos e o Pelourinho. Acho que o Governo e Prefeitura tinham que se unir para dar o mínimo de infraestrutura para os ciclistas. Locais como Elevador Lacerda, Mercado Modelo, Feira de São Joaquim, Terminal Marítimo e Estação da Lapa deveriam ter espaços como esse para as pessoas guardarem a bicicleta com segurança", disse.
Ele comentou ainda, que o termo 'bicicletário', está sendo utilizado de forma incorreta. "O que foi instalado é um paraciclo. O bicicletário envolve uma estrutura maior de infraestrutura, com grades, um local coberto, há registro de entrada e saída da bicicleta. Alguns oferecem serviço de ajustes bicicleta também", comentou.
O arquiteto, professor da escola de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia - UFBA e também ciclista, Marcos Rodrigues, explica a diferença entre para-clico e bicicletário. "Basicamente é uma questão de conceito. Popularmente essa estrutura é conhecida como bicicletário. Tecnicamente é um paraciclo, que é só um local para você colocar a bicicleta. É uma estrutura onde não vai ter ninguém olhando, cuidando. Os bicicletários, alguns têm estruturas de estacionamento, área coberta, mais segurança, oferecem conserto. Essa confusão [entre os dois conceitos] existe mesmo. Popularmente todo mundo conhece essa estrutura como bicicletário", conclui.
Bicicletário ou para-ciclo, o que importa é a construção dos mesmos. Tudo é bem vindo para alavancar o uso da bicicleta como meio de transporte ou bem estar. Vamos ficar de olho em outras ações como esta.
0 Response to "Primeiro bicicletário público é instalado em Salvador-BA"
Postar um comentário