
Entre os dias 14 e 30 de outubro, a capital do estado de Jalisco receberá os melhores atletas da América, que utilizarão o torneio como parte da preparação para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.
Guadalajara oferecerá aos visitantes uma grande variedade gastronômica. Os dois pratos locais mais conhecidos são a birria (carne de bode ou de carneiro assada, com molho picante e temperada com pimenta e especiarias) e o pozole, um saboroso cozido de porco acompanhado de vegetais variados.
Com uma arquitetura colonial, a cidade é uma das mais visitadas no México, e a grande hospitalidade é uma das características marcantes da população local.
A tradição cultural está inserida no município, sede da Feira Internacional do livro, uma das mais importantes da América Latina. A organização aproveitou e desenvolveu uma ampla programação, novidade nos Jogos Pan-Americanos, iniciados em 1951, em Buenos Aires, e que antes tiveram duas versões em território mexicano, em 1955 e 1975, as duas vezes na Cidade do México.
Guadalajara conta com o conglomerado tecnológico mais importante do país e possui uma forte indústria eletrônica, além de um clima agradável.
Apesar de a cidade ser o palco da maioria dos compromissos pan-americanos, os organizadores prepararam quatro subsedes: Puerto Vallarta, Ciudad Guzmán, Lagos de Moreno e Tapalpa, todas no estado de Jalisco.
Para chegar a Puerto Vallarta, a distância é de 300 quilômetros por estrada a partir de Guadalajara. Durante os Jogos, Puerto Vallarta receberá o triatlo, a vela e a natação.
Outra subsede, a Ciudad Guzmán, está a 139 quilômetros da capital do estado, e é um dos destinos do chamado ecoturismo, com a lagoa de Zapotlán, local em que será disputado o remo e a canoagem e em cujas águas se praticam esportes aquáticos.
Lagos de Moreno será a casa do beisebol, e, embora seja uma das subsedes mais distantes, a 180 quilômetros, tem um dos acessos mais rápidos com a estrada que leva ao centro geográfico do país.
A comunidade está, além disso, muito perto de San Juan de los Lagos, onde se localiza a catedral de Nossa Senhora de San Juan, que é um dos maiores pontos de peregrinação do México, com mais de 2 milhões de visitantes ao ano, e um lugar onde é possível observar muito de perto o fervor religioso de muitos mexicanos.
Famosa por suas montanhas e paisagens naturais, a última subsede, Tapalpa, receberá o ciclismo de montanha durante a competição. A cidade está a 118 quilômetros de Guadalajara.
0 Response to "Pan-americano: México recebe Jogos pela terceira vez; Guadalajara faz sua estreia"
Postar um comentário